- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Arriscando relações com China, Japão faz gesto de retorno ao antigo caminho do militarismo

© AFP 2023 / KAZUHIRO NOGIO ministro responsável pela revitalização econômica e medidas para a nova pandemia de COVID-19 do Japão, Yasutoshi Nishimura, faz um discurso na sessão de abertura da câmara baixa do parlamento em Tóquio, 18 de janeiro de 2021
O ministro responsável pela revitalização econômica e medidas para a nova pandemia de COVID-19 do Japão, Yasutoshi Nishimura, faz um discurso na sessão de abertura da câmara baixa do parlamento em Tóquio, 18 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 14.08.2022
Nos siga no
Depois de 77 anos desde a rendição incondicional do Japão na Segunda Guerra Mundial, alguns altos políticos japoneses ainda parecem obcecados com a guerra.
O ministro japonês da Economia, Comércio e Indústria, Yasutoshi Nishimura, visitou no sábado (13) o santuário Yasukuni – famoso por consagrar os infames criminosos de guerra Classe A do Japão, que simbolizam as atrocidades de guerra e o militarismo do país durante a Segunda Guerra Mundial – depois de ter sido nomeado membro do novo gabinete de Kishida na quarta-feira (10).
"Resolvi fazer o meu melhor pela paz e desenvolvimento do Japão, enquanto pensava no falecido primeiro-ministro Shinzo Abe", disse Nishimura à Kyodo News ainda no sábado.
Nishimura, um importante confidente do primeiro-ministro morto a tiros no mês passado, foi duramente criticado pela China por visitar o santuário. Segundo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, Wang Wenbin, neste domingo (14), Pequim instou o Japão a refletir profundamente sobre sua história de agressão para lidar com seus vizinhos com senso de responsabilidade frente à comunidade internacional em geral por meio de ações concretas, disse o porta-voz.
De acordo com a Reuters, a Coreia do Sul expressou no sábado "profunda decepção e pesar" pela visita de Nishimura. O santuário "glorifica a guerra de agressão passada do Japão e consagra os criminosos de guerra", disse o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul em comunicado.
Porta-aviões americano USS Abraham Lincoln (à frente), e o destróier japonês JS Kongo (à sua esquerda) navegam em formação durante exercício bilateral EUA-Japão no mar do Japão em 12 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2022
Panorama internacional
Japão fez exercícios militares com EUA tendo em mente 'ataque hipotético contra um 3º país' (VÍDEO)
Segundo o Global Times, algumas forças conservadoras japonesas ainda parecem obcecadas com a guerra de agressão passada de seu país e demonstram estar dispostas a prejudicar a paz e a estabilidade duramente conquistadas no leste da Ásia e no mundo.
No ano do 50º aniversário do estabelecimento das relações China-Japão, as tensões entre Pequim e Tóquio ainda estão fortes. O Japão está cooperando com os EUA junto a alguns países europeus para conter a China, promovendo tensão acerca da questão de Taiwan após a visita provocativa da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha. Deste modo, as visitas ao santuário Yasukuni são apenas mais um golpe nos laços bilaterais com a China.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала