- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Autor do ataque ao escritor Salman Rushdie é identificado

© AP Photo / Gene J. PuskarHadi Matar, 24, ouve seu advogado de defesa pública Nathaniel Barone, à esquerda
Hadi Matar, 24, ouve seu advogado de defesa pública Nathaniel Barone, à esquerda - Sputnik Brasil, 1920, 13.08.2022
Nos siga no
Hadi Matar tem 24 anos, é de origem libanesa e nascido e criado nos EUA. Ele está preso, sem direito à fiança, e vai responder por tentativa de homicídio.
O autor do ataque ao escritor Salman Rushdie foi identificado pela polícia de Nova York como Hadi Matar, de 24 anos, residente de Fairview, em Nova Jersey.
Matar foi preso logo após o ataque, ainda na cena do crime. Segundo noticiado, ele está detido na penitenciária do condado de Chautauqua, em Nova York, sem direito à fiança. Segundo informou o promotor-geral do condado, neste sábado (13), Matar vai responder por agressão em segundo grau e tentativa de homicídio em segundo grau.
Neste sábado, o presidente americano, Joe Biden, se pronunciou sobre o ataque, após horas de cobrança por parte de parlamentares e da opinião pública. Muitos acusaram o presidente manter o silêncio para evitar que um embaraço com o Irã interferisse na retomada da negociação do acordo nuclear com o país. O pronunciamento foi feito através do site oficial da Casa Branca. Biden disse estar chocado com o ataque violento, elogiou a "visão sobre a humanidade" de Rushdie e disse torcer por sua recuperação.
Matar é de origem libanesa. Seus pais migraram para os Estados Unidos, onde ele nasceu e foi criado. Ainda não se sabe a motivação do ataque.
Salman Rushdie é um escritor britânico de origem indiana, famoso por escrever o polêmico livro “Versos Satânicos”, que é considerado por muitos muçulmanos como uma blasfêmia ao Corão. O livro foi publicado em 1988, e desde então ele passou a ser jurado de morte no Irã. A sentença de morte foi proferida pelo então líder supremo religioso do país, o aiatolá Ali Khomeini.
Rushdie foi atacado com golpes de faca por Matar na última sexta-feira (12), quando se preparava para dar uma palestra em Nova York, no centro educacional Chautauqua Institution. Ele recebeu pelo menos dez golpes de faca. O escritor se encontra internado em estado grave, e está em um respirador. Segundo o último boletim médico, uma das facadas atingiu os nervos de um de seus braços; outra atingiu o fígado. Ele também corre o risco de perder um dos olhos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала