DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Preso por corrupção, herdeiro da Samsung recebe indulto na Coreia do Sul para enfrentar crise

© JEON HEON-KYUN/POOL/AFPLee Jae-yong, vice-presidente da Samsung
Lee Jae-yong, vice-presidente da Samsung - Sputnik Brasil, 1920, 12.08.2022
Nos siga no
Diante da crise econômica que atravessa o país, a Coreia do Sul decidiu conceder indulto ao vice-presidente da Samsung, Lee Jae-yong, para que ele possa assumir a presidência da companhia, que está vaga desde a morte de seu pai, Lee Kun-hee, em 2020.
Lee foi condenado em janeiro de 2020 por suborno e peculato. Ele chegou a ficar preso por 18 meses, mas obteve liberdade condicional em agosto de 2021.
Segundo a agência Yonhap, o perdão será efetivado na segunda-feira (15), quando é celebrado o Dia de Libertação Nacional.
O indulto permite que o executivo volte totalmente ao trabalho e possa liderar a companhia. Essa medida levanta uma restrição de cinco anos que havia sido imposta em razão da prisão por corrupção.
O perdão ao empresário — o homem mais rico da Coreia do Sul, com um patrimônio de US$ 7,9 bilhões (R$ 40,76 bilhões) — atende a uma mobilização feita pelo setor privado e visa ajudar a Samsung a enfrentar a crise pela qual o país passa.

"Devido à crise econômica global, o dinamismo e a vitalidade da economia nacional se deterioraram, e teme-se que a recessão econômica seja prolongada", disse o Ministério da Justiça.

A soltura de Lee busca fortalecer a empresa diante da guerra no mercado de semicondutores.
Os semicondutores estão em falta no mundo inteiro. A crise de fornecimento atingiu a indústria automobilística e também as empresas de eletroeletrônicos, principalmente as que fabricam tablets, computadores e celulares. A escassez desses chips está causando um verdadeiro transtorno nessas indústrias.
A prática de concessão de indultos a empresários é comum na Coreia do Sul como forma de dinamizar a economia nacional, ainda que eles tenham sido condenados por corrupção.
Visitante da 21ª China Beijing International High-Tech Expo olha para chip de computador pelo microscópio exibido pela fabricante estatal Tsinghua Unigroup, que emergiu como campeã nacional das ambições de semicondutores de Pequim, em 17 de maio de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 30.07.2021
Notícias do Brasil
De celular a carros: por que a crise dos semicondutores está afetando o mercado mundial?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала