- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Linha vermelha: Pequim não quer construção de escudo antimísseis dos EUA em Seul

CC BY 2.0 / Agência de Defesa contra Mísseis dos EUA / THAAD 2nd Launch2Sistema de mísseis antibalísticos dos EUA THAAD (foto de arquivo)
Sistema de mísseis antibalísticos dos EUA THAAD (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2022
Nos siga no
China e Coreia do Sul entraram em confronto político nesta quinta-feira (11) por causa de um escudo de defesa antimísseis dos Estados Unidos.
A China impôs uma linha vermelha à Coreia do Sul com relação ao sistema Terminal High Altitude Area Defense (THAAD). De acordo com Pequim, o escudo antimísseis ameaça os esforços de retomada das relações entre os países.
O desacordo sobre o sistema THAAD, instalado na Coreia do Sul, surgiu após uma visita do ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul à China nesta semana.
Pequim alega que o poderoso radar do THAAD poderia espiar seu espaço aéreo. Além disso, exige que a Coreia do Sul não implante mais baterias e limite o uso das existentes.
Em 2016, o governo chinês restringiu o comércio e as importações depois que Seul anunciou a implantação do THAAD, causando um grande golpe nas relações.
Bandeira da República da Coreia, Seul, 25 de fevereiro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2022
Panorama internacional
EUA levam Coreia do Sul a 'suicídio' com eventual perda de venda de semicondutores para China
Um alto funcionário do gabinete presidencial da Coreia do Sul disse a repórteres nesta quinta-feira (11) que o THAAD é um meio de autodefesa e não pode estar sujeito a negociações.
O presidente Yoon Suk-yeol entende que o sistema é fundamental para combater os mísseis norte-coreanos e prometeu que buscaria participar de um escudo de mísseis global liderado pelos EUA ou criar uma aliança militar trilateral envolvendo o Japão.
Ao longo de sua campanha no ano passado, Yoon Suk-yeol prometeu comprar outra bateria THAAD, mas desde que assumiu o cargo, em maio, não tratou do assunto.
Um porta-voz chinês disse em um comunicado, divulgado pela Reuters hoje (11), que a implantação do THAAD na Coreia do Sul "mina o interesse estratégico de segurança da China".
Washington insiste que o THAAD é "uma capacidade de autodefesa prudente e limitada" para a Coreia do Sul e uma "medida puramente defensiva" contra a ameaça de mísseis do norte.
Fragata chinesa de mísseis Yuncheng lança míssil antinavio durante exercício militar nas águas próximas à ilha Hainan, no sul da China, e às ilhas Paracel - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2022
Panorama internacional
Tóquio protesta contra Pequim depois que 5 mísseis chineses caíram na ZEE do Japão
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала