- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

YouTube retira do ar vídeo de reunião de Bolsonaro com embaixadores

© Foto / Alan Santos / Palácio do Planalto / CCBY 2.0Cerimônia Oficial de chegada da Excelentíssima Senhora Katalin Novák, Presidente da Hungria, 13 de julho de 2022
Cerimônia Oficial de chegada da Excelentíssima Senhora Katalin Novák, Presidente da Hungria, 13 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2022
Nos siga no
Medida faz parte de diretriz da empresa contra a desinformação. Vídeos que contestam a facada recebida pelo presidente também foram removidos.
O YouTube retirou do ar nesta quarta-feira (10) o vídeo da reunião promovida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, com embaixadores estrangeiros, ocorrida em 18 de julho. Na ocasião, Bolsonaro apresentou aos embaixadores sua visão sobre as urnas eletrônicas, questionando a transparência e o risco de fraude no sistema eleitoral.
Segundo noticiado, a plataforma removeu o vídeo obedecendo às novas diretrizes adotadas contra a disseminação da desinformação, que foram atualizadas em março para abranger o processo eleitoral.
O subsecretário de Estado dos Estados Unidos para Assuntos Políticos, Thomas Shannon, que foi embaixador no Brasil (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2022
Panorama internacional
Ex-embaixador dos EUA no Brasil: Bolsonaro parece preparar caminho para questionar eleições
A empresa também removeu vídeos que contestam a veracidade da facada da qual Bolsonaro foi vítima em um ato de acompanha em Juiz de Fora (MG), em 2018. Um dos sites que tiveram conteúdo sobre o tema removido foi o portal Brasil 247, que classificou como censura a decisão da plataforma.
Nesta quarta-feira, o Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu a aplicação de multa a Bolsonaro por propaganda eleitoral antecipada no encontro com embaixadores. Segundo noticiado, a ação, assinada pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet Branco, argumenta que "o fato de o discurso ter sido proferido em reunião com diplomatas estrangeiros – que evidentemente não votam nas eleições brasileiras – não descaracteriza o aspecto de solicitação de voto [...] Afinal, o pronunciamento foi realizado de modo aberto ao público em geral; divulgado, enfim, para o público que compõe o colégio eleitoral brasileiro".
O documento acrescenta que "há suficiente evidência em apoio à confiabilidade do sistema eleitoral, e o TSE tem cuidado de, indo além do estritamente necessário, garantir que não sobrem dúvidas a esse respeito".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала