- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Secretária das Relações Exteriores britânica convoca embaixador chinês sobre 'escalada' em Taiwan

© Foto / China Military OnlineUm bombardeiro H-6K da Força Aérea do Exército Popular de Libertação Popular da China (ELP) participa de exercícios militares perto de Taiwan, 3 de agosto de 2022
Um bombardeiro H-6K da Força Aérea do Exército Popular de Libertação Popular da China (ELP) participa de exercícios militares perto de Taiwan, 3 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2022
Nos siga no
A China lançou grandes exercícios militares em torno de Taiwan depois que a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, voou para a ilha na semana passada e falou do "apoio inabalável" de Washington à "independência" da ilha. Seu movimento foi apoiado pela secretária das Relações Exteriores britânica Liz Truss.
A secretária das Relações Exteriores do Reino Unido convocou o embaixador chinês devido ao que ela chamou de "comportamento agressivo" da China.
A mídia britânica informou na tarde desta quarta-feira (10) que Liz Truss ligou para o embaixador de Pequim no Reino Unido, Zheng Zeguang, para "explicar as ações de seu país".
"O Reino Unido e seus parceiros condenaram nos termos mais fortes a escalada da China na região ao redor de Taiwan, como é visto em nossa recente declaração do G7", disse Truss em comunicado oficial.
"Vimos um comportamento e uma retórica cada vez mais agressivos de Pequim nos últimos meses, que ameaçam a paz e a estabilidade na região", continuou a secretária das Relações Exteriores. "O Reino Unido insta a China a resolver quaisquer diferenças por meios pacíficos, sem ameaça ou uso de força ou coerção."
A China lançou grandes exercícios militares conjuntos em torno de Taiwan depois que a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, voou para a ilha na semana passada – em um jato da Força Aérea dos EUA – e falou do "apoio inabalável" de Washington à "independência" formal do continente.
O presidente da China, Xi Jinping, discursa durante visita a Hong Kong, 30 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2022
Panorama internacional
Pequim promete a Taiwan ampla autonomia em caso de reunificação
Truss, que já havia pedido por um equivalente à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no Pacífico para enfrentar a China, defendeu o "direito" de Pelosi de provocar o conflito lá.
Pequim também impôs sanções econômicas a Taiwan e encerrou a cooperação com Washington em uma série de questões.
As nações ocidentais, incluindo os EUA, há décadas reconhecem oficialmente a República Popular da China como a autoridade sobre o continente e a ilha de Taiwan, que Pequim considera sua província.
Mas elas também continuaram a negociar com Taiwan e vender armas para Taipé.
Truss está atualmente liderando a disputa para se tornar a próxima líder do Partido Conservador e primeira-ministra em 5 de setembro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала