- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Roger Waters culpa OTAN e EUA por conflito na Ucrânia e exalta papel da Rússia na 2ª Guerra Mundial

© Rob Grabowski/Invision/AP PhotoRoger Waters se apresenta em show da turnê "This Is Not A Drill", em Chicago, nos EUA
Roger Waters se apresenta em show da turnê This Is Not A Drill, em Chicago, nos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2022
Nos siga no
Roger Waters, cofundador da banda de rock Pink Floyd, desfez a visão ocidental sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia durante entrevista à rede de TV CNN. O artista destacou que os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) têm fomentado as tensões na região.
Em entrevista ao jornalista Michael Smerconish, da CNN, Waters comentou um vídeo exibido na turnê "This Is Not A Drill" (Isso não é uma simulação, em português) em que classifica o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de "criminoso de guerra".

"Biden está jogando combustível no fogo do conflito da Ucrânia. Isso é um grande crime [de guerra]. Por que os Estados Unidos não encorajam o presidente [Vladimir] Zelensky a negociar, acabando com a necessidade desta guerra horrenda que está matando nem sabemos quantos ucranianos?", questiona.

Sistema lançador múltiplo de foguetes dos EUA M142 Himars - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2022
Panorama internacional
EUA continuam 'jogando combustível no incêndio' do conflito na Ucrânia, diz embaixador russo
Waters ainda destacou que não se pode olhar para o conflito ucraniano sem entender o contexto histórico em que ele se insere.
"Podemos dizer que esta guerra começou em 2008. Esta guerra é basicamente sobre a ação e reação da OTAN de se alastrar até a fronteira russa, o que ela prometeu não fazer quando [Mikhail] Gorbachev [último líder soviético] negociou a retirada da União Soviética de todo o Leste Europeu", afirmou Waters.
O jornalista norte-americano tentou contra-argumentar falando que a Segunda Guerra Mundial foi vencida graças a uma atuação "libertadora" dos EUA, mas acabou recebendo uma resposta que não esperava.

"Vocês não têm o papel de libertadores! Entraram na Segunda Guerra Mundial por causa de Pearl Harbor, eram completamente isolacionistas. Graças a Deus que os russos já tinham ganho a guerra nessa altura. Vinte e três milhões de russos morreram para proteger a mim e a ti da ameaça nazi", disse o artista.

Waters chegou a sugerir que o jornalista lesse mais para se desvencilhar da propaganda estadunidense após o correspondente da CNN mencionar as tensões em Taiwan para ironizar uma resposta do cantor.

"A China não está cercando Taiwan! Taiwan é parte da China e isso é aceito por toda a comunidade internacional desde 1948. Se não sabe isso, não tem lido o suficiente. Vá ler sobre isso! Você está acreditando na sua propaganda [norte-americana]", disse Waters.

Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, em viagem pela Ásia - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2022
Panorama internacional
Analista: visita de Pelosi quer criar caos na China, mas não vai conseguir
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала