- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Proibição de fornecimento de carvão russo à União Europeia entra em vigor

© AFP 2023 / STRFoto mostra um trabalhador nivelando carvão em uma transportadora em Jiujiang, na província central de Jiangxi, na China, 24 de outubro de 2021
Foto mostra um trabalhador nivelando carvão em uma transportadora em Jiujiang, na província central de Jiangxi, na China, 24 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2022
Nos siga no
Medida faz parte do quinto pacote de sanções contra Moscou, que foi adotado pelo bloco em abril.
A União Europeia (UE) vai deixar de importar carvão russo a partir desta quarta-feira (10) sob o quinto pacote de sanções impostas na sequência da operação militar especial da Rússia na Ucrânia.
Desta forma, terminou o período de transição, durante o qual foi permitida a compra de carvão russo referente a contratos assinados antes de 9 de abril. A Comissão Europeia estima que o embargo vai afetar 25% de todas as exportações russas de carvão, no valor de € 8 bilhões (cerca de R$ 41,9 bilhões) por ano.
De acordo com o jornal RBC, citando dados do Ministério da Energia da Rússia, as exportações de carvão russo para a UE em 2021 totalizaram 48,75 milhões de toneladas (22,6% do total das exportações). A grande maioria era carvão para geração de vapor, que é usado para a produção de calor e eletricidade, com 45,3 milhões de toneladas. Outras 3,45 milhões de toneladas foram de carvão metalúrgico, necessário para a produção de aço.
Após o anúncio da UE do embargo de carvão russo, Índia e Turquia se tornaram alguns de seus maiores compradores, com envios aumentando gradativamente a cada mês, segundo o jornal.
Gente caminhando no Parque do Retiro, Madri, Espanha, 27 de maio de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 07.08.2022
Panorama internacional
Metade dos europeus culpa autoridades pelo aumento dos preços da energia, diz El Mundo
Ainda no mês de maio, a Rússia aumentou a oferta de carvão para a Índia em 25% em relação a maio de 2021, para 836 mil toneladas, e em junho chegou a 1,16 milhão de toneladas, segundo dados da agência de inteligência de mercado de commodities. A Rússia exportou 2,06 milhões de toneladas para a Índia em julho, subindo do sexto para o terceiro lugar entre os maiores fornecedores do país, de acordo com o recurso online da indústria indiana Coalmint.
Enquanto isso, a Rússia exportou 13,7 milhões de toneladas de carvão térmico marítimo em junho, o número mais alto já registrado. As exportações para a China representaram 24,8%, enquanto a Turquia representou outros 10,9% e a Índia 7,7%, segundo dados revelados pelo Financial Times.
"Os eventos atuais mudariam a distribuição das importações de carvão da UE, pois era difícil para muitos fornecedores russos competir em um ambiente de baixo preço e baixa demanda", disse a Comissão Europeia em seu relatório trimestral sobre os mercados de eletricidade.
Por muito tempo, EUA, Austrália, Colômbia e África do Sul foram os principais fornecedores de carvão para a Europa. Agora, tendo em conta o aumento de preços na UE, todos os antigos fornecedores devem regressar ao mercado. O relatório revela que a participação de mercado da Colômbia cresceu 1%, ante 13% no primeiro trimestre de 2021. A participação das entregas dos portos dos EUA caiu de 9% para 5%. Enquanto isso, a posição do Cazaquistão aumentou de 2% para 3% no primeiro trimestre deste ano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала