- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Índia critica China por lista de terrorismo da ONU com 'padrões duplos'

© Foto / Twitter/ @IndiaUNNewYorkEmbaixadora da Índia na ONU, Ruchira Kamboj, fala na reunião do Conselho de Segurança da ONU (CSNU) sobre terrorismo
Embaixadora da Índia na ONU, Ruchira Kamboj, fala na reunião do Conselho de Segurança da ONU (CSNU) sobre terrorismo - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2022
Nos siga no
A Índia fez a referência velada dois meses depois que a China suspendeu tecnicamente uma proposta conjunta movida por Nova Deli e Washington para listar o paquistanês Abdul Rehman Makki sob o Comitê de Sanções da Al Qaeda 1267 do Conselho de Segurança da ONU. Makki supostamente ocupou vários cargos de liderança no Lashkar-e-Taiba.
A representante permanente da Índia na ONU, a embaixadora Ruchira Kamboj, criticou os Estados por bloquearem propostas para sancionar alguns dos "terroristas mais notórios" do mundo sob as regras da ONU.
A diplomata disse que "duplos padrões" tornaram a credibilidade das sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) em nível "mínimo histórico".
"A prática de colocar retenções e bloqueios em solicitações de listagem sem dar qualquer justificativa deve acabar", disse a embaixadora recém-nomeada na terça-feira (9).
Em um caso particularmente pertinente, a China supostamente atrasou a designação do chefe do Jaish-e-Mohammed, Masood Azhar, como terrorista global por dez anos, de acordo com Kamboj.
Arquivo: soldados do exército paquistanês monitoram a área do posto Bagsar no topo da colina, na linha de controle, que divide a Caxemira entre o Paquistão e a Índia, perto de Bhimber, a cerca de 166 km de Islamabad, Paquistão, 1º de outubro de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2022
Panorama internacional
Índia e Paquistão atingem um impasse: 'as coisas não estão indo para lugar nenhum'
A diplomata indiana destacou o último relatório do secretário-geral sobre as ameaças do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) por não tomar conhecimento das atividades dos vários grupos proscritos no sul da Ásia, "especialmente aqueles que têm repetidamente como alvo a Índia".
"A filtragem seletiva de contribuições dos Estados-membros é desnecessária", sublinhou Kamboj ao falar na reunião do CSNU sobre "ameaças à paz e segurança internacionais causadas por atos terroristas".
Enquanto isso, como presidente do Comitê de Combate ao Terrorismo, a Índia convocou uma reunião presencial de todos os 15 membros do CSNU em Nova Deli e Mumbai em outubro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала