- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Oposição do Paquistão vê influência dos EUA por trás de 'sequestro' de assessor de ex-premiê

© AP Photo / Assembleia Nacional do Paquistão / HandoutShahbaz Sharif, recém-eleito primeiro-ministro paquistanês (no canto inferior esquerdo), fala durante sessão da Assembleia Nacional em Islamabad, Paquistão, 11 de abril de 2022
Shahbaz Sharif, recém-eleito primeiro-ministro paquistanês (no canto inferior esquerdo), fala durante sessão da Assembleia Nacional em Islamabad, Paquistão, 11 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2022
Nos siga no
O partido Tehreek-e-Insaf, uma ex-alta responsável e um ex-premiê paquistaneses acusaram uma conspiração dos EUA como orquestradora do "sequestro" de um assessor do último primeiro-ministro.
Shahbaz Gill, ex-assessor especial de Imran Khan, ex-premiê do Paquistão (2018-2022), está sendo alvo de uma conspiração política por parte dos EUA, sugeriram opositores paquistaneses.
Gill foi forçado a sair de seu carro e detido pela polícia em uma estrada movimentada em Islamabad, Paquistão, contou na terça-feira (9) o partido Tehreek-e-Insaf (PTI, na sigla em inglês).
"Isto é um sequestro, não uma detenção. Será que tais atos vergonhosos podem ocorrer em qualquer democracia? Os trabalhadores políticos são tratados como inimigos, e tudo para nos fazer aceitar um governo de bandidos apoiado por estrangeiros", de acordo com Khan.
Imran Khan também citou uma declaração do motorista de Gill, que disse que o político do PTI foi supostamente torturado e puxado para fora de seu carro.
Shireen Mazari, ex-ministra dos Direitos Humanos paquistanesa, declarou que a detenção faz parte do "grande projeto da conspiração de mudança de regime dos EUA e seus incitadores".
Fumaça sobe de uma casa após um ataque de drone dos EUA na área de Sherpur, em Cabul, 31 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2022
Panorama internacional
Espaço aéreo paquistanês 'provavelmente foi usado' em ataque que matou líder da Al-Qaeda
De acordo com a polícia de Islamabad, Gill foi detido por "fazer declarações ao público contra as instituições estatais e incitar o povo à rebelião", acusações rejeitadas pelo PTI.
O PTI intensificou sua campanha contra o governo federal desde que expulsou o partido governista do poder na província de Punjab, a mais populosa do país, em julho.
Khan, que perdeu o poder em abril, tem criticado o atual governo de Shehbaz Sharif como "importado" e acusou os EUA de o impor aos cidadãos paquistaneses. Khan acusa Washington de conspirar contra seu governo enquanto seu partido seguia uma política externa independente, sustentada pelos interesses nacionais do país.
Sharif, por sua vez, chamou Khan de um "mentiroso certificado" depois que a comissão eleitoral decidiu contra o PTI em um caso de financiamento estrangeiro. O atual governo também exigiu à comissão eleitoral que desqualificasse Khan em relação ao caso de doação Toshakhana, no qual, segundo Sharif, Khan vendeu para lucro pessoal presentes oficiais dados a ele durante seu mandato, incluindo conjuntos de joias com diamantes, pulseiras e relógios de pulso.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала