- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Maduro anuncia campanha para recuperar ativos da Venezuela no exterior

© Presidência da VenezuelaO presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante cerimônia com movimentos sociais
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante cerimônia com movimentos sociais - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2022
Nos siga no
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na segunda-feira (8) o lançamento de uma campanha internacional para resgatar as reservas de ouro e uma aeronave retidas no exterior em razão das sanções internacionais.
Durante cerimônia realizada com movimentos sociais, Maduro classificou de "sequestro" a retenção de um Boeing 747-300M da empresa aérea estatal Conviasa — que está sob sanções do Tesouro norte-americano — na Argentina por decisão dos Estados Unidos.

"Um avião que cumpria uma função fundamental na vida humanitária da Venezuela está descaradamente sequestrado na Argentina, e pretendem roubá-lo de nós por ordem de um tribunal imperial no estado da Flórida", disse Maduro.

O Departamento de Justiça dos EUA solicitou a retenção definitiva da aeronave, que está parada há 60 dias na Argentina. Os EUA alegam que o Boeing foi repassado pela empresa iraniana Mahan Air à Emtrasur, subsidiária da Conviasa, sem autorização de Washington.
Maduro pediu apoio do povo argentino pela devolução do avião e pelo retorno da tripulação, que está detida no país — 14 venezuelanos e cinco iranianos. A aeronave carregava peças automotivas da Volkswagen, e a Justiça proibiu os 19 tripulantes de deixarem o país.
O mandatário aproveitou para criticar a decisão do Tribunal Superior de Londres que manteve o ouro venezuelano depositado no Reino Unido sob o comando do ex-deputado oposicionista Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente em 2019.

"Vamos organizar uma grande campanha, da Venezuela, contra as sanções, contra a perseguição criminosa, pelo resgate do ouro em Londres e pelo resgate dos pilotos e do avião que sequestraram na Argentina. Não vamos deixar que nos roubem!", disse Maduro.

"Não temos medo de sanções, agressão ou imperialismo norte-americano", reforçou.
Na luta contra a perseguição criminal, temos duas prioridades: recuperar o Ouro em Londres, o Avião da Conviasa, que pretendem roubar de nós, e sua tripulação sequestrada na Argentina. Estamos profundamente indignados com este roubo descarado. Chega de abusos contra a Venezuela!
Nos cofres do Banco da Inglaterra se encontram guardadas 31 toneladas de ouro que pertencem à Venezuela, avaliadas em US$ 1 bilhão (R$ 5,18 bilhões).
Entre as estratégias de Caracas para seguir na luta para reaver o ouro tomado está a de apresentar cartas assinadas pela rainha Elizabeth II que comprovam o reconhecimento de Maduro como presidente legítimo da Venezuela.
Alvaro Leyca, futuro ministro das Relações Exteriores colombiano (no primeiro plano, à direita), fala junto a Carlos Faría, ministro das Relações Exteriores venezuelano (à esquerda), na cidade que faz fronteira com a Colômbia, San Cristobal, Venezuela, 28 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2022
Panorama internacional
'A paz da Colômbia é a paz da Venezuela': Caracas elogia encontro bilateral 'histórico' entre MREs
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала