- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

AUKUS: Austrália quer assegurar que tenha submarinos ofensivos enquanto desativa modelos antigos

CC BY 2.0 / Amanda R. Gray, especialista em comunicação de massa de 1ª classe / Sunmarino nuclear USS Connecticut (SSN-22) (imagem referencial)
Sunmarino nuclear USS Connecticut (SSN-22) (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2022
Nos siga no
Um ministro australiano disse que está tentando assegurar que o país tenha submarinos ofensivos para o período entre a desativação dos seus antigos modelos e a obtenção das versões do AUKUS.
Richard Marles, ministro da Defesa da Austrália, disse que as "necessidades estratégicas" do país devem ter prioridade sobre as exigências de construção local, de forma a tentar preencher o vazio criado pelo prazo de 2040 para a obtenção de submarinos no âmbito do AUKUS, revelou na segunda-feira (8) o jornal australiano The Sydney Morning Herald.
Sob o acordo trilateral anunciado em setembro passado, os EUA e o Reino Unido forneceriam a Camberra a tecnologia para ela desenvolver submarinos nucleares da próxima geração em meio aos planos de desativação dos seus submarinos diesel-elétricos da classe Collins.
Os caças F16C/D e F-15SG da Força Aérea da República de Cingapura (RSAF, na sigla em inglês) realizam um sobrevoo da Formação Delta para marcar o 50º aniversário da formação dos Cinco Acordos de Defesa de Energia (FPDA, na sigla em inglês) - envolvendo os países-membros Austrália, Malásia e Nova Zelândia , Cingapura e Reino Unido - em Cingapura, 18 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2022
Panorama internacional
Em raro movimento militar, Austrália responde às tensões na Ásia-Pacífico
A ação é planejada para evitar que a Austrália não tenha nenhum submarino ofensivo a médio prazo. Marles, que também é vice-premiê, indica que o governo está aberto à compra de submarinos do exterior em meio ao "pior ambiente estratégico" em décadas, em referência aos exercícios navais e de mísseis balísticos da China que ocorreram em resposta à recente visita a Taiwan de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA.
"A capacidade e a necessidade estratégica devem impulsionar a tomada de decisões. É assim que temos que pensar sobre isso, e tem que haver clareza de pensamento a esse respeito. A indústria segue isso", disse Marles ao The Sydney Morning Herald, acrescentando que "precisamos estar atentos a todas as opções sobre como preencher essa lacuna".
A mudança de postura na política de defesa da Austrália vem depois que Camberra anunciou na semana passada os detalhes da "Revisão Estratégica de Defesa" para atender aos "desafios de segurança da nação na próxima década e além".
Na semana passada, Anthony Albanese, primeiro-ministro australiano, referiu que o governo está analisando mudanças no "ambiente estratégico" da Austrália desde 2020, em aparente referência às supostas diferenças estratégicas entre Camberra e Pequim, seu maior parceiro comercial.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала