- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Taiwan não faz parte dos EUA, devem parar com provocações 'secessionistas', diz MRE da China

© AFP 2023 / Tang Chhin SothyWang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, fala durante coletiva de imprensa à margem de encontro de chanceleres da Cúpula do Leste da Ásia em Phnom Penh, Camboja, 5 de agosto de 2022
Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, fala durante coletiva de imprensa à margem de encontro de chanceleres da Cúpula do Leste da Ásia em Phnom Penh, Camboja, 5 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.08.2022
Nos siga no
Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, criticou o apoio dos EUA às "forças secessionistas" em Taiwan, minando assim a soberania territorial chinesa.
Taiwan não faz parte dos EUA, ele é um território chinês, disse no domingo (7) Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, citado pela emissora CGTN.
"Os EUA, ignorando os repetidos conselhos e advertências da China, se inclinaram a organizar a chamada visita da figura número três do governo americano à região de Taiwan da China", disse ele, em referência a Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA.
Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2022
Panorama internacional
Chanceler da China explica por que foram os EUA que violaram o status quo em Taiwan
Essa ação mina a soberania territorial da China, disse.
"Qualquer país deve salvaguardar a unidade nacional, e não permitirá que forças secessionistas atuem de forma imprudente", comentou Yi, condenando as tentativas de apoiar as forças de "independência de Taiwan" e o próprio Partido Progressista Democrático (DPP, na sigla em inglês) do território autogovernado por, segundo ele, fazer de inimigo 1,4 bilhão de chineses.
Para ele, os EUA estão minando propositadamente a paz no estreito de Taiwan e depois usar isso para atingir sua agenda estratégica de "conter a China". Assim, o ministro chinês instou que os países sigam como "regra de ouro" o princípio de não interferência nos assuntos internos dos outros Estados.
Na sexta-feira (5) a China suspendeu a cooperação com os EUA em várias áreas militares e civis, depois que Pelosi visitou Taiwan, apesar das advertências de Pequim. Pequim impôs sanções contra Taiwan, Pelosi e sua família próxima devido à sua "notória provocação".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала