- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

TSE autoriza Forças Armadas a inspecionar código-fonte das urnas eletrônicas

© Folhapress / Lalo de AlmeidaPrédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília
Prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2022
Nos siga no
Permissão é uma resposta ao pedido do Ministério da Defesa, que solicitou acesso "urgentíssimo" à fiscalização do sistema
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o Ministério da Defesa a realizar uma inspeção no código-fonte das urnas eletrônicas. A permissão foi dada em resposta a um pedido feito pelo ministro Paulo Sérgio Nogueira, que na segunda-feira (1º) pediu ao tribunal que o acesso fosse disponibilizado de forma "urgentíssima".
Segundo noticiado, na resposta enviada ao ministério, o TSE destacou que o acesso à análise dos códigos-fontes já estava disponível desde outubro de 2021. Desde então, as Forças Armadas não haviam manifestado interesse em inspecionar os sistemas.
Imagem de uma urna eletrônica no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), em Brasília, em 19 de setembro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2022
Notícias do Brasil
Eurodeputados vêm ao Brasil demonstrar apoio ao sistema eleitoral, diz mídia
Com o atual pedido, as Forças Armadas passam a fazer parte da lista de fiscalizadores, que já estava composta há um ano e inclui representantes da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro.
A inspeção das Forças Armadas está marcada para ocorrer entre os dias 3 e 12 de agosto, e será feita dentro de uma sala do TSE, com acesso controlado.
A postura do Ministério da Defesa reflete os ataques de Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas. Há semanas o presidente vem questionando a confiabilidade do sistema de votação e colocando em dúvida sua eficácia.
Sessão de orientações sobre o uso correto da urna eletrônica e a importância do voto - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2022
Notícias do Brasil
Dúvidas sobre a urna eletrônica: como funciona o sistema?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала