- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Em pesquisa do Datafolha, 79% dos entrevistados dizem confiar nas urnas eletrônicas

© AP Photo / Eraldo PeresEm Brasília, um homem com um bebê nos braços deposita seu voto em uma urna eletrônica durante as eleições gerais no Brasil, em 28 de outubro de 2018.
Em Brasília, um homem com um bebê nos braços deposita seu voto em uma urna eletrônica durante as eleições gerais no Brasil, em 28 de outubro de 2018. - Sputnik Brasil, 1920, 31.07.2022
Nos siga no
Pesquisa foi divulgada no último sábado (30). Outros 20% disseram não confiar no sistema brasileiro de votação.
Uma pesquisa publicada pelo Datafolha no último sábado (30) apontou que a confiança dos eleitores brasileiros nas urnas eletrônicas é alta. Do total de entrevistados, 79% afirmaram "confiar muito" ou "um pouco" no sistema brasileiro de votação.
Na sondagem, foram entrevistadas 2.556 pessoas, entre os dias 27 e 28 deste mês, em 183 municípios do país.
Dos entrevistados, 47% disseram confiar muito nas urnas eletrônicas, enquanto 32% afirmaram confiar um pouco. Segundo o instituto, o resultado gera um índice de credibilidade de 79% para as urnas eletrônicas. Outros 20% disseram não confiar nas urnas eletrônicas, e 1% não soube opinar.
Sessão de orientações sobre o uso correto da urna eletrônica e a importância do voto - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2022
Notícias do Brasil
Dúvidas sobre a urna eletrônica: como funciona o sistema?
A pesquisa foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo em um momento que o presidente Jair Bolsonaro promove constantes ataques ao sistema eleitoral brasileiro. Recentemente, ele convocou um grupo de embaixadores estrangeiros para expor sua visão contra o sistema de votação.
Em resposta aos ataques, um grupo de juristas lançou uma carta pela democracia, assinada por mais de 3 mil pessoas, entre entre juristas, ex-ministros, acadêmicos e artistas. Um ato pela democracia foi marcado para o dia 11 de agosto, em São Paulo, data em que se celebra o Dia do Advogado, em São Paulo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала