- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Indonésia aponta preocupações com tecnologia de propulsão naval nuclear em meio ao avanço do AUKUS

CC BY 2.0 / Flickr.com / John Narewski / Marinha dos EUA / Handout / Submarino nuclear USS Indiana (SSN 789) da classe Virginia, dos EUA (imagem referencial)
Submarino nuclear USS Indiana (SSN 789) da classe Virginia, dos EUA (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2022
Nos siga no
Jacarta expressará dúvidas sobre a segurança da transferência de materiais nucleares a países sem armas nucleares, segundo um documento de rascunho preparado para a ONU.
A Indonésia revelou suas preocupações sobre a transferência de materiais e tecnologia nuclear para fins militares a qualquer Estado sem armas nucleares, em possível referência ao pacto de AUKUS.
Jacarta afirmou em um documento preparado na terça-feira (26) para a conferência da próxima semana da ONU sobre a não-proliferação nuclear, em Nova York, EUA, que quando a produção, utilização e disposição do "Urânio Altamente Enriquecido para propulsão naval nuclear" forem removidas do controle da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da ONU, esse material poderia ser desviado para um programa de armas nucleares.
O governo indonésio argumentou que a transferência de materiais e tecnologia nuclear poderia complicar as salvaguardas "necessárias para evitar riscos decorrentes de tais arranjos, incluindo, mas não limitado a [...] o surgimento de novos tipos de armas de destruição em massa (ADM), derivadas da combinação de materiais nucleares e armas convencionais".
USS Barry navega pelo estreito de Taiwan, 23 de abril de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2022
Panorama internacional
'OTAN asiática nunca será levada a sério', dizem Filipinas em meio à 'belicosidade' da AUKUS
Sem mencionar o AUKUS, a Indonésia disse que se preocupa seriamente com a questão da tecnologia de propulsão naval nuclear.
"A Indonésia nota com preocupação as consequências potenciais do compartilhamento da capacidade submarina nuclear com o regime global de não-proliferação", indica o documento, sublinhando que isso "poderia potencialmente estabelecer precedência para outros arranjos similares".
Assinado em setembro de 2021, AUKUS é um pacto trilateral que permite aos EUA e ao Reino Unido compartilhar tecnologias de ponta com a Austrália para desenvolver submarinos nucleares, com o objetivo aparente de conter a capacidade naval da China na Ásia-Pacífico.
Dias antes, Joko Widodo, presidente da Indonésia, visitou a China para assinar uma série de acordos que reforçam os laços econômicos entre os dois países.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала