- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Empresa da Letônia revela que 'driblou' sanções e voltou a comprar gás da Rússia

© Sputnik / Aleksei VitvitskyUm gasoduto em imagem de referência (foto de arquivo)
Um gasoduto em imagem de referência (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2022
Nos siga no
A empresa Latvijas Gaze voltou a comprar gás russo, não da Gazprom, mas de outro fornecedor, pagando em euros, revelou o chefe da empresa, Aigars Kalvitis.

"A Latvijas Gaze está comprando gás [da Rússia], mas não estamos comprando da Gazprom, porque não podemos pagar à Gazprom. Temos outro fornecedor", revelou Kalvitis no ar, no canal de televisão letão LSM.

Questionado sobre quem seria o novo fornecedor, o chefe da empresa afirmou que "esta é uma informação comercial que não discutimos em espaço público", mas garantiu que a empresa paga o produto em euros, e não em rublos.
No início de julho, o parlamento letão adotou emendas à lei de energia para proibir o fornecimento de gás russo. De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Letônia, Edgars Rinkevics, o país decidiu, de fato, prescindir desse canal de fornecimento de recursos.
Em maio, a Comissão do Mercado Financeiro e de Capitais da Letônia (FCMC, na sigla em inglês) recusou-se a emitir uma autorização especial para a Latvijas Gaze adquirir o gás russo em rublos.
© SputnikTerminal de gás em Baumgarten, na Áustria, em foto publicada em 14 de julho de 2022
Terminal de gás em Baumgarten, Áustria, foto publicada em 14 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2022
Terminal de gás em Baumgarten, na Áustria, em foto publicada em 14 de julho de 2022. Foto de arquivo
Anteriormente, a administração da companhia informou, em seu site oficial, que "o procedimento de pagamento de gás em rublos russos não viola formalmente o regime de sanções", sendo possível adotá-lo. Porém, a publicação acabou sendo removida.
Desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, os EUA e seus aliados iniciaram a aplicação de sanções contra Moscou. Entre as medidas estão restrições econômicas às reservas internacionais russas e a suas exportações de petróleo, gás, carvão, aço e ferro.
Sob essas condições, desde 1º de abril, a Rússia só aceita pagamentos de gás em rublos. O importador deve abrir uma conta especial no Gazprombank, por meio do qual ocorre a operação.
O presidente dos EUA, Joe Biden, participa da Cúpula de Segurança e Desenvolvimento de Jeddah em hotel na cidade costeira de Jeddah, na Arábia Saudita, em 16 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2022
Panorama internacional
EUA se recusam a confirmar ou negar flexibilização de sanções contra Rússia em troca de prisioneiros
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала