- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Oficial ucraniano reconhece ligação da Ucrânia moderna com Alemanha nazista

© Sputnik / Aleksei Vovk / Acessar o banco de imagens"Marcha dos Heróis" em Kiev
Marcha dos Heróis em Kiev - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2022
Nos siga no
O assessor de imprensa da 112ª Brigada da Defesa Territorial ucraniana, Andrei Kovalev, afirmou que uma das raízes do Estado ucraniano é a proclamação da independência pelos colaboradores nazistas, que se deu em 1941.
Hoje, 28 de julho, na Ucrânia pela primeira vez é comemorado o dia do Estado ucraniano, que o seu presidente, Vladimir Zelensky, estabeleceu por decreto em agosto de 2021. O dia coincide com o Dia da Cristianização dos rus' de Kiev.

"Apoio a comemoração deste feriado. Na história ucraniana, há uma série de datas que se podem ser denominadas como dia da independência, ou dia da restauração da independência. Antes de mais nada, trata-se da restauração da nossa independência no início do século XX, em 22 de janeiro de 1918. Também se trata de 15 de março de 1938, quando foi proclamada a independência da Ucrânia dos Cárpatos. E, com certeza, trata-se de 30 de junho de 1941", afirmou o oficial ao discursar no canal de televisão Ukraina 24.

Quanto ao "Ato de Proclamação do Estado Ucraniano", emitido em 30 de julho de 1941 e depois publicado no jornal Ucrânia Livre, no documento é indicado que "o Estado ucraniano recém-independente vai cooperar de forma profunda com a grande Alemanha nacional-socialista, que, sendo liderada pelo seu comandante Adolf Hitler, está formando uma nova ordem na Europa e no mundo, ajudando o povo ucraniano a se livrar da ocupação de Moscou".
Inauguração do monumento a Stepan Bandera, líder ideológico da Organização dos Nacionalistas Ucranianos, em Lviv (Ucrânia) - Sputnik Brasil, 1920, 13.07.2022
Panorama internacional
Alemanha e Ucrânia estão divididas sobre história de passado comum, diz NYT
O ato foi elaborado pela Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN, na sigla em ucraniano), que mantinha laços estreitos com a Alemanha de Hitler. Os líderes da organização, Stepan Bandera e Roman Shukhevich, são atualmente honrados como "heróis" em Kiev.
Em meio ao aumento dos sentimentos nacionalistas na Ucrânia moderna, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky, na sua mensagem à nação por ocasião do feriado, afirmou que só a Ucrânia pode reivindicar a herança da Rússia de Kiev.
"Um estado soberano e independente. As suas raízes foram fundadas pelo menos há 1500 anos, quando no dia oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas e UNESCO, Ki, Schek, Khoriv e Lebed fundaram a capital ucraniana. [A Ucrânia] é a única herdeira da rus' de Kiev", defendeu Zelensky.
Ao mesmo, as declarações de Zelensky contradizem completamente o ponto de vista das autoridades russas. Assim, o presidente russo Vladimir Putin no seu artigo "Sobre a unidade histórica dos russos e ucranianos" chamou de "tragédia" o muro que tem sido construído entre a Rússia e a Ucrânia nos últimos anos, implicando que os povos dos dois países constituem em conjunto um povo só.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала