- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Inspirados em movimento anti-Trump, opositores organizam boicote contra convenção de Bolsonaro

© AP Photo / Manuel Balce CenetaDonald Trump (à esquerda), então presidente dos Estados Unidos, e Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, conversam na Casa Branca, em 19 de março de 2019
Donald Trump (à esquerda), então presidente dos Estados Unidos, e Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, conversam na Casa Branca, em 19 de março de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2022
Nos siga no
Opositores do presidente Jair Bolsonaro (PL) adotaram uma estratégia nesta terça-feira (19) para tentar boicotar a Convenção Nacional do Partido Liberal, que vai lançar a candidatura do mandatário à reeleição no próximo domingo (24). A movimentação foi inspirada na reação de parte da juventude contra a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos.
O movimento articulado pelos opositores do governo consiste em realizar uma inscrição na convenção do PL pela plataforma Sympla para esvaziar o evento. A convenção será realizada na arena do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e espera contar com 10 mil pessoas.
Uma articulação similar a essa foi feita contra o ex-presidente estadunidense Donald Trump. Um grupo de jovens registrou participação em comícios do ex-mandatário, mas não compareceu — deixando o evento parcialmente esvaziado.
Mensagem que circulou nas redes sociais nesta terça-feira (19) pregando "um protesto pacífico" contra Bolsonaro fazia alusão a esse movimento.

"Em 2020, Trump organizou sua convenção de forma aberta em um estádio. A juventude anti-facista [sic] dos EUA se organizou pela plataforma reddit e reservou todos os ingressos. No dia da convenção o estádio estava vazio e Trump ficou furioso. Agora, Bolsonaro está organizando sua convenção no Maracanãzinho e liberou ingressos gratuitos pelo sympla. Eu já retirei meu ingresso mas não vou. Será uma pessoa a menos nesse evento. Se todos nós retirarmos um ingresso a convenção dele será esvaziada. Será uma derrota para o fascismo", diz a convocatória.

A página de retirada dos ingressos chegou a apresentar lentidão na manhã desta terça, mas não saiu do ar.
Segundo informações do portal Poder360, a campanha de Bolsonaro está monitorando as inscrições para evitar que a estratégia seja bem-sucedida.
Presidente da República Jair Bolsonaro discursa, em 19 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.07.2022
Notícias do Brasil
Bolsonaro se reunirá com embaixadores para expor sua visão sobre sistema eleitoral
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) será responsável pelo controle de acesso no estádio, com a ajuda das forças policiais do Rio de Janeiro.
"Esteja preparado para revista e detector de metais, como acontece de praxe. Chegue cedo para passar pela revista e se dirigir aos seus locais, que serão reservados e separados de acordo com cada categoria", diz a descrição do evento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала