- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Politico: Ocidente deixa 'uma brecha' nas sanções sobre compras de ouro russo

© Sputnik / Ilia NaimushinCadeias de ouro em loja russa
Cadeias de ouro em loja russa - Sputnik Brasil, 1920, 17.07.2022
Nos siga no
A Comissão Europeia discutiu nesta sexta-feira (15) banir as importações de ouro russo, mas até agora não incluiu as joias de ouro na lista de bens sancionados, de acordo com o projeto visto pelo Politico.
Conforme notam os autores do artigo, tal decisão pode deixar brechas nas, à primeira vista, restrições severas.

"O projeto de anexo ao documento, obtido pelo Politico, mostra que o bloco [da União Europeia] só proibiria o ouro em pó, em lingotes ou semimanufaturado, bem como moedas de ouro e sucata de ouro. O projeto não lista as joias, como correntes ou anéis de ouro. Isso pode deixar brechas que mantêm o dinheiro fluindo para os cofres do Kremlin", explicaram os jornalistas.

Além disso, os observadores relembram que, em 2019, aproximadamente 90% do ouro exportado da Rússia foi para o Reino Unido, que já saiu da UE.
Em um aparente impulso para contestar a narrativa russa de que as sanções europeias contribuem para a fome em todo o mundo, bloqueando as exportações de grãos e bens alimentícios, o projeto de lei introduz certas exceções ao congelamento de ativos.
Assim, os países podem permitir que ativos congelados sejam usados quando se destinam a evitar eventos que teriam um "impacto sério e significativo na saúde e segurança humanas ou no meio ambiente", especifica a matéria.
Uma exceção semelhante se aplica à importação e transporte de produtos agrícolas e alimentícios, como trigo e fertilizantes.
De acordo com vários diplomatas, os ministros das Relações Exteriores da UE discutirão os planos na segunda-feira (18). Em seguida, os embaixadores europeus podem adotar o documento nas reuniões de quarta-feira (21) ou sexta-feira (22).
Presidente russo, Vladimir Putin dirige uma colheitadeira através de um campo de milho enquanto visita uma fazenda perto de Stavropol, cerca de 1.200 km ao sul de Moscou, em 25 de outubro de 2011 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 14.07.2022
Panorama internacional
EUA suavizam sanções e autorizam transações com a Rússia relacionadas a fertilizantes e alimentos
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала