- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lituânia aceita recomendações da Comissão Europeia sobre trânsito de Kaliningrado, diz premiê

© Foto / Pixabay / KmariusVista aérea da cidade de Vilnius, capital da Lituânia
Vista aérea da cidade de Vilnius, capital da Lituânia
 - Sputnik Brasil, 1920, 14.07.2022
Nos siga no
A Lituânia vê com bons olhos as recomendações da Comissão Europeia sobre o trânsito para Kaliningrado e pretende aderir a elas para "não dividir a união transatlântica", disse em comunicado o Ministério das Relações Exteriores do país báltico.
A Comissão Europeia publicou nesta quarta-feira (13) esclarecimentos sobre as sanções contra a Rússia, segundo os quais o trânsito rodoviário para Kaliningrado continua proibido, já o trânsito ferroviário é permitido com devido controle.
"A Comissão Europeia divulgou em 13 de julho um esclarecimento atualizado das sanções da UE em relação à aplicação de medidas restritivas ao trânsito de mercadorias russas para Kaliningrado através do território da UE [...]. A Lituânia avalia favoravelmente as restrições impostas aos volumes de trânsito através da UE […] bem como a obrigação de reforçar o controle desse trânsito", lê-se em comunicado.
O país báltico ressalta também que, "sendo um membro e apoiador consistente da comunidade transatlântica", não pode ignorar as avaliações e posicionamentos da Comissão Europeia e dos parceiros políticos estratégicos da política lituana e, por conseguinte, aderirá à "política de sanções única e coordenada da UE" para não "dividir a união transatlântica".
Por sua vez, a Comissão Europeia apoia plenamente a Lituânia, apesar de ter determinado a permissão do trânsito ferroviário para Kaliningrado.
Bairro residencial às margens do rio Pregoli, na cidade de Kaliningrado - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2022
Panorama internacional
Especialista explica como Lituânia atraiu a OTAN para armadilha com bloqueio de Kaliningrado
No final de junho, Dmitry Medvedev, ex-presidente russo e vice-presidente do Conselho de Segurança do país, afirmou que a resposta de Moscou à proibição do trânsito de mercadorias para a região de Kaliningrado será "muito dura" e "capaz de cortar o oxigênio” aos Países Bálticos".
Vilnius começou a impor no sábado (18) uma proibição ao trânsito de mercadorias sujeitas a sanções da UE entre a Rússia continental e Kaliningrado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала