- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Adeus SWIFT? É criado novo sistema de pagamentos interbancários na Rússia

© Foto / Facebook / SWIFT CommunityLogotipo da SWIFT
Logotipo da SWIFT - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2022
Nos siga no
A empresa Plataforma NTI diz ter desenvolvido um sistema de pagamentos interbancários descentralizado com fortes resultados e que ainda pode ser escalado.
Uma versão-piloto russa do sistema de pagamentos SWIFT baseada em blockchain está pronta para testes e pode ser usada pelos bancos russos, revelou o serviço de imprensa da empresa Plataforma NTI à Sputnik.
"A versão-piloto de um sistema descentralizado para troca de mensagens financeiras interbancárias está pronta para testes e pode ser usada em bancos. O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Competência NTI visando Tecnologias de Registros Distribuídos, com sede na Universidade Estatal de São Petersburgo", explicou a Plataforma NTI. Além de desenvolvedora, a organização é operadora técnica do projeto.
Os resultados dos testes de carga mostram que o sistema apresenta resultados muito altos, podendo suportar mais de 25.000 mensagens por segundo em um nó, havendo ainda a possibilidade de escalar a capacidade, apontou Aleksandr Kireev, diretor técnico do Centro de Competências NTI da Universidade Estatal de São Petersburgo.
Sistema de pagamento SWIFT - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2021
SPFS e CIPS: saiba por que sistemas de pagamento alternativos ao SWIFT começam a ganhar destaque
O novo sistema de pagamentos não utiliza o blockchain clássico, mas sim uma arquitetura de três níveis, na qual um registro distribuído é assinado e distribuído de uma certa forma. Por esta razão, o sistema é capaz de expandir e conectar um grande número de novos usuários, segundo a Plataforma NTI.
Como explica a empresa, não é possível criar restrições ou desconectar qualquer país ou banco do sistema, pois cada usuário tem os mesmos direitos e oportunidades. A troca de mensagens financeiras interbancárias utilizando a tecnologia blockchain torna possível criar um ambiente seguro e protegido para todos os participantes, diz.
Trata-se da segunda alternativa ao SWIFT na Rússia, após o Banco da Rússia ter criado o Sistema de Transferências de Mensagens Internacionais (SPFS, na sigla em inglês). O SPFS tem agora 70 organizações estrangeiras de 12 países.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала