- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após 5 anos, EUA posam 6 caças F-35 na Coreia do Sul para participarem de exercícios combinados

© AFP 2023 / Joseph BarronNesta imagem obtida do Departamento de Defesa dos EUA, uma aeronave F-35 Lightning II da Força Aérea dos EUA é reabastecida por uma aeronave KC-10 Extender sobre a Polônia em 24 de fevereiro de 2022
Nesta imagem obtida do Departamento de Defesa dos EUA, uma aeronave F-35 Lightning II da Força Aérea dos EUA é reabastecida por uma aeronave KC-10 Extender sobre a Polônia em 24 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2022
Nos siga no
A última implantação pública de caças de quinta geração dos EUA no país asiático ocorreu em dezembro de 2017, quando os aliados realizaram seu treinamento regular do Vigilant Ace.
Seis caças americanos F-35, que evitam radares, chegaram à Coreia do Sul nesta terça-feira (5) para realizar exercícios, disseram os militares dos dois países, na primeira implantação pública de aviões de guerra furtivos norte-americanos na região desde o final de 2017, informou a Yonhap.
As aeronaves dos EUA se juntarão aos aviões de guerra sul-coreanos para "voos de familiarização e treinamento de rotina" projetados para melhorar a interoperabilidade das duas Forças Aéreas. Os treinos vão até dia 14 de julho.
"O desdobramento desta vez visa demonstrar a forte dissuasão e a postura de defesa combinada da aliança Coreia do Sul-EUA, bem como melhorar a interoperabilidade entre as duas Forças Aéreas", disse o Ministério da Defesa de Seul em uma mensagem enviada a repórteres.
A ação segue um acordo da cúpula de maio entre o presidente Yoon Suk-yeol e seu homólogo estadunidense, Joe Biden, sobre a implantação de ativos militares estratégicos dos Estados Unidos "de maneira oportuna e coordenada, conforme necessário".
Navio de plataforma de aterrissagem Marado (LPH) da Coreia do Sul (à esquerda) e porta-aviões USS Ronald Reagan dos EUA (segundo à) esquerda entre as embarcações navegando durante um exercício militar conjunto em 4 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2022
Panorama internacional
EUA e Coreia do Sul realizam exercícios navais em meio a tensões com Coreia do Norte (FOTOS, VÍDEO)
Recentemente, o chefe do Comando Indo-Pacífico dos EUA, almirante John C. Aquilino, enfatizou que gostaria que o país implantasse os avançados caças F-22 e F-35 o mais próximo possível da China, conforme noticiado.
"Nós gostaríamos de ter esta capacidade de [...] operar no espaço contestado. As capacidades de quinta geração, sejam elas F-22, F-35, são de grande importância para a capacidade de dissuasão", afirmou.
Atualmente, a Força Aérea norte-americana possui três bases no Japão, duas bases na Coreia do Sul, bem como a base de Guam. Estas bases contam com aeronaves F-16, F-15 e A-10.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала