- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Rede 5G será tão revolucionária quanto lançamento da Internet e dos smartphones, diz especialista

© Folhapress / Danilo VerpaPassageiros usam celulares dentro do metrô em São Paulo, em 25 de julho de 2018
Passageiros usam celulares dentro do metrô em São Paulo, em 25 de julho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2022
Nos siga no
Especiais
O 5G será ativado no Brasil oficialmente na próxima quarta-feira (6), no Distrito Federal. Mas, afinal, a implementação desse novo sinal é satisfatória? A Sputnik Brasil conversou com um especialista no assunto para entender a questão da infraestrutura que vai basear o que promete ser um novo capítulo na história da tecnologia — e da humanidade.
Neste último fim de semana, usuários com smartphones compatíveis com a nova rede em Brasília já estavam detectando o sinal, que promete alta velocidade de navegação em relação à rede antecessora, o 4G.
Segundo o site TechTudo, testes feitos apontaram que o sinal teve maior velocidade no domingo (3), com velocidade de download beirando os 950 megabits por segundo (Mbps).
Um pequeno passo, mas o primeiro da miríade de reflexos que a tecnologia 5G deve ter não apenas no Brasil, mas em todo o planeta.
Mulher com máscara usando smartphone com propaganda da 5G da Huawei - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2022
Panorama internacional
Chinesa Honor suspende fornecimento de smartphones à Rússia, diz mídia
Tal como o acesso à Internet, que começou em 1996 no Brasil, e com o lançamento do primeiro iPhone para redes 3G, em 2007, a nova rede promete ser um divisor de águas na relação entre tecnologia e humanidade, segundo avalia Fernando Moulin, especialista em transformação digital e sócio da consultoria de negócios Sponsorb.
Ele mencionou que na semana passada, segundo dados do relatório Ericsson Mobility Report, o 5G chegou a 700 milhões de usuários no mundo. Ainda neste ano, o número de adeptos deve fechar acima de 1 bilhão.
De acordo com Moulin, a nova rede é mais um capítulo do desenvolvimento tecnológico. Ou seja, as transformações que o 5G vai proporcionar, muitas delas ainda intangíveis, são irreversíveis.
Em seu prognóstico, apesar da demora de dois anos para o Brasil homologar o marco regulatório do 5G, o cronograma do edital deve ser cumprido e até mesmo antecipado pelas operadoras habilitadas no Brasil — Claro, Vivo e TIM.

"De maneira geral, a América Latina está regionalmente atrasada. Há países que sequer começaram [o processo de implementação]. A Colômbia sequer tem marco regulatório do 5G", apontou.

O edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prevê que até 29 de setembro todas as capitais do país devem ter o 5G implementado.
© Folhapress / Agif / Mateus BonomiLeilão do 5G realizado em Brasília no dia 4 de novembro de 2021
Leilão do 5G realizado em Brasília no dia 4 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2022
Leilão do 5G realizado em Brasília no dia 4 de novembro de 2021
Moulin, que liderou o setor de inovação digital da Vivo por mais de seis anos, afirma que isso vai ser cumprido pelas operadoras.
Ele lembra, contudo, que a implementação completa do 5G no Brasil é de longo prazo, uma vez que se estende até 2029.
Por outro lado, as operadoras (que vêm investindo bilhões de reais para criar infraestrutura e capilarizar a nova rede) devem cumprir a meta antes do que foi estabelecido pela agência reguladora federal. O lançamento da próxima quarta-feira (6), portanto, é mais simbólico do que prático.

"Há dois fatores que dificultam a adesão ao 5G no Brasil. O primeiro é que o aparelho deve ser homologado pela Anatel e ser colocado na faixa de frequência determinada, o que as fabricantes costumam fazer. A própria Samsung já tem 23 aparelhos com 5G no Brasil. A questão é que tivemos um salto no dólar, o que já acrescentou 60% ao valor de um smartphone. O segundo aspecto é a elevada inflação a nível global. Ainda assim, eu antevejo que as operadoras devem facilitar os acessos e os preços porque têm interesse em rentabilizar, já que estão investindo bilhões de reais. Outro dado importante é que não só executivos estão mais conscientes, mas cada vez mais cientes de que as pessoas usam muitos dados. Conectividade é um direito essencial", explicou o especialista.

Aviões da companhia aérea norte-americana American Airlines - Sputnik Brasil, 1920, 18.01.2022
Panorama internacional
Setor aéreo dos EUA alerta para consequências 'catastróficas' da nova rede 5G no país
Os impactos serão sentidos a partir da massificação do uso da tecnologia, disse ele, rememorando quando a Apple lançou o seu primeiro iPhone: já havia outros smartphones no mercado, mas a adesão ainda era baixa.

"Toda nova tecnologia é intangível. A diferença veio com a loja de aplicativos [da Apple], com funcionalidades muito boas. Rapidamente o smartphone se implantou. Se você começa a ter soluções de entretenimento, educação, comunicação, há adesão e o mercado como um todo se desenvolve com rapidez", acrescentou.

Quanto às possibilidades de interferências e de baixa conectividade em outras regiões do Distrito Federal, Moulin disse que é algo normal não apenas no Brasil como também no restante do mundo, ainda que haja 100% de cobertura no território nacional.
Mas quais mudanças já poderão ser observadas nesse primeiro momento? Na visão dele, haverá soluções muito inteligentes.
O consultor citou o exemplo da área de telemedicina, que vai oferecer atendimentos mais minuciosos em tempo real com os médicos mais renomados do país à distância.

"Há uma infinidade de soluções ligadas à toda indústria do varejo, da realidade virtual, da realidade aumentada. Será possível simular uma compra e interagir em tempo real com um avatar de vendedora. As pessoas vão se acostumar, assim como se acostumaram ao WhatsApp. Estar numa casa onde há 5G é ter todos os dispositivos conectados nas redes. O 5G permite por volta de cem aparelhos conectados. As casas serão inteligentes, desde a ligação do interruptor de luz até a geladeira. Hotéis terão robôs que vão atender o bar e memorizar o drinque favorito do cliente, a hora que costuma beber, para que isso seja oferecido em uma próxima hospedagem", vaticinou.

Uma placa anuncia dispositivos 5G no estande da Intel durante a Feira Internacional de Eletrônicos de Consumo, 9 de janeiro de 2018, em Las Vegas - Sputnik Brasil, 1920, 04.01.2022
Panorama internacional
'Quem vai pagar a conta?' Especialista explica dilema sobre lançamento da rede 5G nos EUA
No estágio inicial, o 5G vai atrair os mais fascinados pelas novas tecnologias, o mercado de empresas que negociam com empresas e o agronegócio brasileiro, até chegar à população em geral.
"Há uma frase que acho muito boa, e que não é minha: 'Quando você se conectou, o mundo mudou. Quando tudo se conecta, o mundo muda'. Essa é uma síntese do 5G. As pessoas não devem subestimar a transformação que está por vir — talvez uma das mais profundas da nossa existência."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала