- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Após ter almoço cancelado com Bolsonaro, presidente de Portugal encontra Lula durante ida ao Brasil

© AFP 2023 / NELSON ALMEIDAO presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, dá entrevista coletiva após encontro com o ex-presidente do Brasil (2003-2010) e candidato presidencial do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, na residência oficial do consulado português em São Paulo, Brasil, 3 de julho de 2022
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, dá entrevista coletiva após encontro com o ex-presidente do Brasil (2003-2010) e candidato presidencial do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, na residência oficial do consulado português em São Paulo, Brasil, 3 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.07.2022
Nos siga no
Marcelo Rebelo de Sousa disse que também pretende se encontrar com lideranças políticas como Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer.
Neste domingo (3), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa acabou por encontrar com o ex-presidente e pré-candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ex-presidente e o mandatário português se reuniram na companhia do diplomata Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores do governo Lula, na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento. Também estiveram presentes o Ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, e o secretário de estado português, Francisco André.
Marcelo disse à imprensa que ele e Lula falaram sobre a situação política e econômica da Europa e da América Latina, além da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, afirmando que, neste momento, Portugal e Brasil lidam com a situação de formas diferentes.
Ainda no sábado (2), o presidente Jair Bolsonaro (PL), avisou que cancelaria o almoço com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em função de o líder português ter divulgado encontro com o atual favorito e principal rival de Bolsonaro nas eleições de outubro, o ex-presidente Lula.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, participa da reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, Brasil, sábado, 31 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2022
Panorama internacional
Presidente de Portugal se pronuncia após Bolsonaro cancelar almoço: 'Ninguém morre'
Bolsonaro cancelou a agenda com Rebelo, mas, para o presidente português, o evento já não constava da agenda oficial anterior de sua visita, e que portanto, não teria grande impacto para ele.
"Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não. Agora o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. [Se] Não é possível, ninguém morre", afirmou ele.
Ainda antes de deixar Portugal para sua visita ao Brasil, o presidente Rebelo minimizou possíveis desencontros políticos em relação à postura adotada pela diplomacia brasileira sobre o conflito na Ucrânia ao afirmar que "as relações entre Portugal e Brasil são entre povos."
De acordo com o G1, o líder português ainda deve conversar com Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала