- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Crise de abastecimento: UE diz que alimentos e fertilizantes russos estão livres de sanções

© AFP 2023 / JOHN THYSO chefe das Relações Exteriores da União Europeia (UE), Josep Borrell, fala à imprensa durante reunião do Conselho de Relações Exteriores da UE no edifício do Conselho em Luxemburgo, 20 de junho de 2022
O chefe das Relações Exteriores da União Europeia (UE), Josep Borrell, fala à imprensa durante reunião do Conselho de Relações Exteriores da UE no edifício do Conselho em Luxemburgo, 20 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.06.2022
Nos siga no
De acordo com o chefe das Relações Exteriores da União Europeia (UE), Josep Borrell, esses produtos podem ser comprados, transferidos e segurados livremente.
Qualquer pessoa que queira comprar alimentos e fertilizantes russos pode fazê-lo livremente e sem medo de sanções, que não se aplicam a esses produtos, disse Josep Borrell nesta segunda-feira (20).

"Nossas sanções não visam alimentos, não visam fertilizantes. Todo mundo que quiser comprar comida e fertilizantes russos, podem fazê-lo, sem obstáculos [...] para que possam operar, comprar, transferir, garantir", disse Borrell à imprensa antes de uma reunião com ministros das Relações Exteriores da UE, que deve se concentrar em maneiras de liberar grãos ucranianos presos nos portos do mar Negro em meio à crise e ao conflito militar em curso no país.

No entanto, as sanções da UE visam o transporte russo, impedindo que os grãos e fertilizantes do país sejam entregues ao mercado global. Isso levou a uma crescente crise alimentar, com os preços do trigo subindo para níveis recordes nos últimos dois meses.
A Ucrânia, também um grande celeiro mundial, ficou impossibilitada de exportar seus grãos por meios marítimos. A Organização Mundial do Comércio (OMC) estima que entre 22 milhões e 25 milhões de toneladas de grãos estejam atualmente retidos nos portos da Ucrânia. Enquanto as nações ocidentais acusam a Rússia de bloquear essas exportações, Moscou afirmou repetidamente que está ansiosa para fornecer passagem segura para os navios carregados de grãos pelo mar Negro, mas que os militares ucranianos estão impedindo isso porque minaram os portos.
Empregado em estação compressora na Hungria - Sputnik Brasil, 1920, 20.06.2022
Panorama internacional
Governo da Hungria compara embargo ao gás russo a um 'tiro nos pulmões' para UE
De acordo com Borrell, as consequências da crise na Ucrânia "estão se tornando muito perigosas não apenas para a Ucrânia, mas para o mundo inteiro".
"Tenho que alertar novamente sobre o risco de uma grande fome no mundo, especialmente na África, e é a guerra que está gerando aumentos de preços e escassez de energia e alimentos. Estamos apoiando os esforços das Nações Unidas para desbloquear a exportação da Ucrânia", afirmou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала