DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Arqueólogos descobrem na China forno para descarbonização de ferro de 2.200 anos (FOTOS)

© Foto / Instituto Regional de Relíquias Culturais e Arqueológicas de XinjiangSítio arqueológico onde a tumba de 3.500 anos foi encontrada na China
Sítio arqueológico onde a tumba de 3.500 anos foi encontrada na China - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2022
Nos siga no
Arqueólogos descobriram um forno de descarbonização que remonta ao Período dos Estados Combatentes (compreendido entre os anos 475 a.C. e 221 a.C.) no local de relíquias de ferro fundido Houduanwan, na província central chinesa de Henan.
O local arqueológico, na cidade de Xinzheng, era uma oficina oficial de ferramentas e armas produzidas para o reino de Han, relata Xinhua.
Especialistas também detectaram grafite esférica em objetos de ferro desenterrados. Verificou-se que estes itens passaram por descarbonização de ferro fundido e outros processos, segundo explica o Instituto Provincial de Patrimônio Cultural e Arqueologia de Henan.
Descarbonização é um processo que reduz o conteúdo de carbono em metais, quando o metal é aquecido a temperaturas de 700 °C ou acima e o carbono no metal reage com gases contendo oxigênio ou hidrogênio.
"Esta descoberta mostra que a China dominou a tecnologia de ferro fundido dúctil no início do Período dos Estados Combatentes e fez recuar a história do ferro fundido dúctil na China em pelo menos 200 anos", disse Fan Wenquan, pesquisador do instituto.
Além disso, foram descobertos mais de 20 artefatos relacionados com essa indústria de fundição de ferro, entre os quais vários moldes de cerâmica e artefatos de ferro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала