- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Apreensão de petroleiro às ordens dos EUA é exemplo de 'banditismo internacional', diz mídia do Irã

© Foto / Poxabay / FreiheitsjunkiePetroleiro (imagem referencial)
Petroleiro (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2022
Nos siga no
Na quinta-feira (26), foi relatado que os Estados Unidos apreenderam petróleo iraniano transportado por um petroleiro russo. O navio operado pela Rússia se encontrava perto da Grécia.
Uma fonte do Ministério dos Transportes Marítimos grego afirmou que o petróleo foi "transferido para outro navio contratado pelos EUA" depois que o Departamento de Justiça norte-americano "informou para a Grécia que a carga no navio era petróleo iraniano", escreve a agência Reuters.
De acordo com a agência, uma fonte da Dynacom – a empresa responsável pelo navio-tanque supostamente fretado pelos EUA – confirmou que a "transferência do petróleo estava em andamento a partir do navio [de propriedade russa Lana] para [petroleiro] Ice Energy da Dynacom, que navegará rumo aos Estados Unidos".
Na quarta-feira (25), um encarregado de negócios da Grécia teria sido convocado ao Ministério das Relações Exteriores do Irã para explicar o incidente e transmitir a indignação do Irã.
A agência de notícias oficial iraniana IRNA relatou que o diretor do Departamento Mediterrâneo do Ministério das Relações Exteriores iraniano "disse ao diplomata grego que a apreensão do navio é um exemplo de banditismo internacional" e rotulou como "inaceitável" a decisão de "render-se às pressões ilegais dos EUA".
O navio de propriedade russa, o Lana, foi detido pelas autoridades gregas por ordem dos EUA em resposta a sanções antirrussas impostas em abril.
O enviado especial dos EUA para o Irã, Robert Malley, fala durante uma coletiva de imprensa, Manama, Bahrein, 19 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2022
Panorama internacional
Tesouro dos EUA impõe novas sanções relacionadas ao Irã afetando 10 pessoas e 9 empresas
O Lana teria ficado encalhado em águas gregas por causa de mau tempo e uma série de questões técnicas que deixaram o petroleiro inoperável no porto de Karystos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала