- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Diplomata chinês chama expansão da OTAN para leste da Europa de receita para o desastre

© AP Photo / Mark SchiefelbeinLe Yucheng, vice-chanceler da China, durante entrevista à Associated Press, 16 de abril de 2021
Le Yucheng, vice-chanceler da China, durante entrevista à Associated Press, 16 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 07.05.2022
Nos siga no
Vice-ministro das Relações Exteriores chinês, Le Yucheng, afirmou na sexta-feira (6) que a tentativa dos EUA de resolverem os problemas de segurança europeus por meio da expansão da OTAN só pode levar a um maior desastre.
O diplomata criticou aqueles que alegam que a operação especial russa na Ucrânia validou a expansão da OTAN para leste, dizendo que eles "tratam a causa principal como receita".

"A contínua expansão da OTAN para leste perturbou a segurança na Europa e criou uma grande confusão [...] Diante disso, resolver a crise por meio de uma maior expansão seria como corrigir um erro com outro", disse ele em um diálogo on-line dos grupos de reflexão do G20 sobre segurança.

Ele teceu críticas aos países ocidentais por sua mentalidade de Guerra Fria e política de força, incluindo ameaças de sanções secundárias contra a China se ela não se juntar às restrições impostas pelos países ocidentais.
O diplomata chinês disse que a crise na Ucrânia provou que a política de segurança da Europa estava obsoleta e a sua mentalidade "calcificada".

"Eles podem estar segurando em suas mãos smartphones da era globalizada, mas suas mentes ainda estão operando com o sistema do século passado, com a mentalidade da Guerra Fria. Não é nenhuma surpresa que o sistema de segurança da Europa esteja passando por uma 'paralisação'", observou Le Yucheng.

Ministros das Relações Exteriores da China, Wang Yi, durante evento no dia 9 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2022
Ciência e sociedade
Ministro das Relações Exteriores da China pede 'profunda reflexão' sobre expansão da OTAN
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial para "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia". Durante a operação, as Forças Armadas da Rússia eliminam instalações da infraestrutura militar ucraniana sem realizar ataques contra alvos civis em cidades.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала