- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Endividamento bate recorde e chega a 77,7% das famílias brasileiras em abril, aponta pesquisa

© Folhapress / Aloisio MauricioNotas de Real emitidas pelo Banco Central
Notas de Real emitidas pelo Banco Central - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2022
Nos siga no
As dívidas estão tirando o sono de muitos brasileiros — e em todas as camadas sociais do país, segundo apontou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (2).
Trata-se do maior número de todos os tempos, segundo noticiou o Jornal Nacional, citando as conclusões da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência.
No mês de abril, 77,7% dos entrevistados mantinham alguma dívida em cartão de crédito, cheque especial, pré-datado, carnês de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal ou prestações do carro ou da casa.
Imagem ilustrativa de reunião de negócios - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2022
Notícias do Brasil
Queda em ranking de CEOs: Brasil perdeu relevância no mercado internacional?
Ainda de acordo com a pesquisa, no mesmo período do ano passado, o total de endividados era de 67,5%.
Trata-se do maior índice já registrado desde quando o estudo começou a ser feito, em 2010.

“A inflação está mais alta, está mais persistente, tem afetado mais o orçamento das famílias. Além disso, os juros altos também impactam negativamente no orçamento e, com menos espaço para consumir ou para manter o seu nível de consumo, as pessoas estão recorrendo ao crédito”, declarou a economista Izis Ferreira, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ao telejornal.

Além disso, a situação financeira crítica aumentou em todas as camadas da sociedade brasileira: 78,6% das famílias com até dez salários mínimos têm dívidas.
Em famílias cuja renda corresponde a mais de dez salários mínimos, o endividamento já chega a 74%.
Ainda de acordo com os dados, a inadimplência também chegou ao número mais alto desde 2010: são 28,6% das famílias contabilizando dívidas atrasadas.
O então vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping, brindam durante almoço, em 25 de setembro de 2015, Washington, EUA - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2022
Notícias do Brasil
Mudanças em curso na China e nos EUA devem dificultar a retomada da economia brasileira?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала