- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Novatek diz que protegerá seus interesses na Polônia após imposições do governo

© AFP 2023 / Natalia KolesnikovaFábrica da Novatek na vila de Belokamenka, na região de Murmansk, Rússia, 29 de novembro de 2021.
Fábrica da Novatek na vila de Belokamenka, na região de Murmansk, Rússia, 29 de novembro de 2021. - Sputnik Brasil, 1920, 29.04.2022
Nos siga no
A Novatek pretende proteger seus interesses na Polônia e está pronta para retomar sua entrega de gás aos consumidores, que não devem sofrer com ações das autoridades polonesas, afirmou o porta-voz da empresa russa nesta sexta-feira (29).
No início desta semana, a Polônia impôs sanções a 50 indivíduos e entidades russas, incluindo a Novatek. Com isso, dezenas de distritos do país ficaram sem gás liquefeito, fornecido pela Novatek Green Energy.
Agora o governo polonês está obrigando a subsidiária da Novatek a transferir sua própria infraestrutura de transporte de gás para empresas locais.

"Vamos proteger os nossos interesses no quadro da legislação em vigor", afirmou o porta-voz.

As autoridades polonesas argumentam que a Novatek Green Energy, de acordo com uma lei sobre gestão de crises, é obrigada a transferir suas redes para empresas estatais do país, que a substituiriam no fornecimento de gás a áreas anteriormente contempladas pelos serviços da companhia.
Em resposta, o porta-voz afirmou que "nossa divisão na Polônia está pronta para retomar o fornecimento o mais rápido possível".
"Na situação atual, os consumidores finais não devem sofrer", disse ele.
© Janek SkarzynskiPlaca com a inscrição "Uwaga gaz!" ("Atenção! Gás") em ponto de transmissão de gás em Rembelszczyzna, perto de Varsóvia, em 27 de abril de 2022.
A inscrição em uma placa diz 'Uwaga gaz' (gás de atenção) no ponto de transmissão de gás em Rembelszczyzna, perto de Varsóvia, em 27 de abril de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 29.04.2022
Placa com a inscrição "Uwaga gaz!" ("Atenção! Gás") em ponto de transmissão de gás em Rembelszczyzna, perto de Varsóvia, em 27 de abril de 2022.

Polônia pede 'consequências' sobre países que pagarem gás em rublos

Polônia e Bulgária tiveram o fornecimento de gás cortado pela também russa Gazprom após se recusarem a pagar o combustível em rublos.
Além de rejeitar o meio de pagamento, Varsóvia afirmou, na quinta-feira (28), que a União Europeia (UE) deveria penalizar as nações que aceitassem as novas condições de Moscou, segundo noticiou a Reuters.

"Hoje o que está faltando são sanções totais sobre o gás, que resolveriam o problema com a Gazprom. Esperamos essas sanções", disse Anna Moskwa, ministra do Clima e do Meio Ambiente da Polônia, citada pela mídia.

Segundo a ministra, o governo polonês defende que os países que pagarem o combustível em rublos sofram consequências para que recuem da decisão.
Moskwa não entrou em detalhes sobre as eventuais consequências, mas apontou que os principais países-membros da UE que resistem a sanções mais duras contra a Rússia são "Áustria, Alemanha e Hungria".
Vista noturna do centro de Moscou (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 29.04.2022
Panorama internacional
Gigante de energia russa anuncia que vai sair das bolsas internacionais
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала