DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Grande Colisor de Hádrons volta a ativa ainda mais poderoso depois de 3 anos em manutenção

© East News / Martial Trezzini/KYSTN/MBER102Adlène Hicheur estava envolvido em trabalhos relacionados à análise de dados produzidos pelo Grande Colisor de Hádrons
Adlène Hicheur estava envolvido em trabalhos relacionados à análise de dados produzidos pelo Grande Colisor de Hádrons - Sputnik Brasil, 1920, 24.04.2022
Nos siga no
O maior e mais potente acelerador de partículas do mundo foi religado depois de três anos e promete resolver alguns dos maiores mistérios da física.
O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) faz parte da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em inglês), e está localizado na cidade de Geneva, na Suíça.
A reativação do aparelho foi iniciada na sexta-feira (22). Esta será a terceira rodada de testes do LHC, programada para terminar em 2024.

"As máquinas e instalações passaram por grandes atualizações durante o segundo longo desligamento do complexo de aceleradores do CERN. O próprio LHC passou por um extenso programa de consolidação e agora vai operar com uma energia ainda maior e, graças a grandes melhorias no complexo de injetores, fornecerá significativamente mais dados para os experimentos atualizados do LHC."

A primeira rodada de testes do acelerador de partículas aconteceu de 2009 até 2013 e a segunda rodada começou em 2015, terminando três anos depois em 2018. A expectativa é que os próximos 36 meses sejam de muitos testes e respostas.

"O número sem precedentes de colisões permitirá que equipes internacionais de físicos do CERN e de todo o mundo estudem o Bóson de Higgs em grande detalhe e coloquem o Modelo Padrão da física de partículas e suas várias extensões nos testes mais rigorosos até agora", escreveram funcionários do CERN em um comunicado.

O Bóson de Higgs é a partícula elementar que teria sido originada imediatamente após o Big Bang.
Grande Colisor de Hádrons - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2021
Ciência e sociedade
'Partículas fantasmas' criadas artificialmente são detectadas pela 1ª vez
A expectativa do CERN é que dentro de algumas semanas o LHC esteja pronto para realizar testes e experimentos de alta intensidade. O acelerador de partículas funcionará até 2024, quando será a vez de fazer uma nova pausa. A previsão é que a quarta rodada de testes tenha início em 2028.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала