DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

243 vezes mais devagar que a Terra: cientistas descobrem motivo da lenta rotação de Vênus

© Foto / NASA/SDOSequência de imagens do observatório Solar Dynamic mostrando o caminho de Vênus através do Sol
Sequência de imagens do observatório Solar Dynamic mostrando o caminho de Vênus através do Sol - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2022
Nos siga no
A rápida atmosfera de Vênus é capaz de desacelerar a intensa força gravitacional do Sol, fazendo com que nosso vizinho quase fique parado no espaço.
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, se atentou para a singular rotação de Vênus e defende que sua atmosfera precisa receber um maior destaque em futuros estudos.

"Nós pensamos na atmosfera como uma camada fina e quase separada no topo de um planeta que tem interação mínima com o planeta sólido. A poderosa atmosfera de Vênus nos ensina que ela é uma parte muito mais integrada do planeta que afeta absolutamente tudo, até o quão rápido o planeta gira", explicou Stephen Kane, o líder do estudo.

O projeto, publicado na revista acadêmica Nature Astronomy, esclarece que Vênus necessita de 243 dias terrestres para conseguir completar uma volta em torno de seu próprio eixo. O motivo dessa lenta rotação é a intensa velocidade da sua atmosfera, que completa uma volta em apenas quatro dias terrestres, e acaba freando a força gravitacional do Sol.
© NASA/Bill DunfordVênus observado ao lado da Lua crescente
Vênus observado ao lado da Lua crescente - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2022
Vênus observado ao lado da Lua crescente
Essa intensa dinâmica entre lenta rotação planetária e grande velocidade atmosférica, gera aspectos únicos e extremos em Vênus, como uma temperatura média de 480 ºC, o suficiente para derreter chumbo.

"É incrivelmente estranho, uma experiência muito diferente do que estar na Terra. Ficar em pé na superfície de Vênus seria como estar no fundo de um oceano muito quente. Você não conseguiria respirar", disse Kane.

A Parker Solar Probe faz sua quarta das sete assistências gravimétricas de Vênus, em 20 de fevereiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2022
Ciência e sociedade
Sonda da NASA registra primeiras IMAGENS com luz visível na superfície de Vênus
Os astrônomos acreditam que o entendimento das características únicas de Vênus ajudará futuros estudos sobre exoplanetas. Para Kane, é importante aplicar diferentes parâmetros comparativos, não somente o conhecimento que temos da Terra.
"Não estamos fazendo um bom trabalho ao considerar isso agora. Estamos usando principalmente modelos do tipo terrestre para interpretar as propriedades dos exoplanetas. Vênus está agitando os dois braços dizendo: 'Olhe para cá!'"
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала