243 vezes mais devagar que a Terra: cientistas descobrem motivo da lenta rotação de Vênus

© Foto / NASA/SDOSequência de imagens do observatório Solar Dynamic mostrando o caminho de Vênus através do Sol
Sequência de imagens do observatório Solar Dynamic mostrando o caminho de Vênus através do Sol - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2022
A rápida atmosfera de Vênus é capaz de desacelerar a intensa força gravitacional do Sol, fazendo com que nosso vizinho quase fique parado no espaço.
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, se atentou para a singular rotação de Vênus e defende que sua atmosfera precisa receber um maior destaque em futuros estudos.

"Nós pensamos na atmosfera como uma camada fina e quase separada no topo de um planeta que tem interação mínima com o planeta sólido. A poderosa atmosfera de Vênus nos ensina que ela é uma parte muito mais integrada do planeta que afeta absolutamente tudo, até o quão rápido o planeta gira", explicou Stephen Kane, o líder do estudo.

O projeto, publicado na revista acadêmica Nature Astronomy, esclarece que Vênus necessita de 243 dias terrestres para conseguir completar uma volta em torno de seu próprio eixo. O motivo dessa lenta rotação é a intensa velocidade da sua atmosfera, que completa uma volta em apenas quatro dias terrestres, e acaba freando a força gravitacional do Sol.