- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Repórter da TV Globo é atacado a facadas em Brasília; entidades pedem rigor em investigação

© Foto / Twitter / ReproduçãoGabriel Luiz, repórter da TV Globo em Brasília, sofreu ataque a faca na noite de 14 de abril de 2022.
Gabriel Luiz, repórter da TV Globo em Brasília, sofreu ataque a faca na noite de 14 de abril de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2022
Nos siga no
O repórter Gabriel Luiz, de 29 anos, que trabalha na TV Globo de Brasília, no Distrito Federal, sofreu um ataque a faca na noite de quinta-feira (14). A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) pediram "apuração rigorosa" da polícia sobre o crime, que veio à tona nesta sexta-feira (15).
Foram ao menos dez perfurações no abdômen, tórax, pulsos, mãos e pescoço de Gabriel, segundo informou o site Metrópoles.
Ele passou por uma série de cirurgias durante a madrugada e foi encaminhado à unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) na manhã de hoje (15).
No período da tarde, ele foi transferido para um hospital particular da capital federal.
O estado de saúde do repórter é grave, porém estável.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga o caso. Não está descartada a hipótese de tentativa de homicídio contra o jornalista.
De acordo com testemunhas, o ataque ocorreu por volta das 23h20 de ontem (14).
Gabriel retornava à sua casa quando foi seguido por dois suspeitos, ainda não identificados pela polícia, que o cercaram e desferiram os golpes.
Um vizinho que viu a cena gritou e interrompeu as agressões. Os criminosos então fugiram.

"Diante do ataque sofrido na noite desta quinta-feira, em Brasília, pelo repórter da TV Globo Gabriel Luiz, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pede a apuração rigorosa do crime. Gabriel levou cerca de dez facadas no pescoço, no abdômen, no tórax e na perna e está internado no hospital em estado muito grave. Sua carteira, com dinheiro e documentos, não foi levada pelos criminosos, mas seu celular, sim", disse a ABI em nota divulgada no começo da tarde desta sexta-feira (15).

Bastante ensanguentado, Gabriel pediu ajuda ao porteiro do condomínio onde mora — o ataque foi feito a poucos metros de sua residência.

“Me ajuda! Eles vão me matar! Eu vou morrer!”, apelou ele ao funcionário, de acordo com o site Metrópoles.

Em comunicado, a Abraji também exigiu apuração rigorosa em relação ao ataque.

"A Abraji repudia a violência cometida contra o jornalista e pede rigor por parte das autoridades do Distrito Federal na apuração do episódio, com especial atenção para a possibilidade de o crime ter ocorrido em decorrência do exercício da profissão. Gabriel Luiz tem histórico de reportagens investigativas", diz o texto.

O celular do jornalista foi encontrado na manhã de hoje (15) próximo ao local do ataque por um transeunte. O aparelho já foi encaminhado aos policiais.
O caso está sendo investigado pela 3ª Delegacia de Polícia da PCDF.
Na última segunda-feira (11), Gabriel investigou uma denúncia sobre balas perdidas em uma região residencial de Brasília. No local havia um clube de tiro.
No dia seguinte (12), o Exército interditou o local por entender que ele oferecia "risco à segurança das pessoas".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала