- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA continuarão causando problemas à Rússia mesmo se acordo de paz for selado, diz ex-funcionário

© Mandel NganBandeira dos EUA em frente ao Capitólio dos EUA, em Washington, em 14 de janeiro de 2022
Bandeira dos EUA em frente ao Capitólio dos EUA, em Washington, em 14 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2022
Nos siga no
Os Estados Unidos continuarão a causar problemas para o Kremlin mesmo se o governo de Joe Biden permitir que a Ucrânia assine um acordo de paz com a Rússia, disse à Sputnik o ex-secretário assistente do Tesouro dos EUA, Paul Craig Roberts, nesta terça-feira (29).
Após três horas de deliberações em Istambul hoje (29), negociadores russos e ucranianos vieram a público a fim de relatar o progresso no diálogo para resolver o conflito na Ucrânia.
De acordo com o líder da delegação russa, Vladimir Medinsky, Kiev não pretende se juntar à OTAN, enquanto insta Moscou a não se opor à entrada da Ucrânia na União Europeia.
Kiev também propôs garantias de segurança por parte da Ucrânia com os membros do Conselho de Segurança da ONU atuando como fiadores - junto com a Turquia, Alemanha, Canadá, Itália, Polônia e Israel.
Além disso, a delegação russa disse que uma reunião entre o presidente Vladimir Putin e o presidente ucraniano Vladimir Zelensky é possível depois que as partes concordarem com um acordo.
Vice-chanceler ucraniano, Nikolai Tochitsky (à esquerda), e o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, antes das negociações russo-ucranianas em Istambul, 29 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2022
Panorama internacional
Ucrânia desiste de sua intenção de recuperar Crimeia e Donbass pela via militar, diz Medinsky
"Não está claro se Washington permitirá que seu fantoche Zelensky assine o acordo ou o mantenha se for assinado. Washington continuará a causar problemas para a Rússia", declarou Roberts.
O ex-secretário acrescentou, também, que ainda é uma incógnita no caso de a Ucrânia se estabelecer na UE e permanecer neutra, considerando que a Áustria, que está em uma situação semelhante, concordou em impor sanções à Rússia.
O assessor presidencial da Rússia, Vladimir Medinsky, chefe da delegação russa, fala à mídia antes das esperadas conversas com autoridades ucranianas, na região de Brest, Belarus, em 2 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2022
Panorama internacional
Negociador russo diz que desescalar em relação a Kiev e Chernigov não significa cessar-fogo
Moscou, observou ele, deve lidar com estas questões sobre a Ucrânia agora e não deixar espaço para que elas reapareçam.

"A Rússia não deve assinar nenhum acordo, exceto se contiver a aceitação da Ucrânia de que a Crimeia e Donbass não fazem parte da Ucrânia", disse Roberts.

O ex-funcionário dos EUA também disse que a Rússia deveria considerar se a Ucrânia pode ser confiável para manter este acordo quando Kiev se recusou a cumprir os termos dos acordos de Minsk.
O vice-secretário do Tesouro dos EUA, Wally Adeyemo, fala durante uma entrevista coletiva conjunta com o comissário da UE em Bruxelas, Bélgica, 29 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2022
Panorama internacional
'Encontraremos vocês': Tesouro dos EUA emite alerta para quem ajudar Rússia a contornar sanções
Além disso, acrescentou, Putin e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disseram muitas vezes que era um erro confiar no Ocidente.
"Houve fiadores do acordo de Minsk, e eles não fizeram nada. Então por que repetir o erro de novo?", questionou Roberts.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала