- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bélgica expulsa 21 diplomatas russos, Países Baixos 17, Irlanda 4 e República Theca 1

© AP Photo / Yves HermanBandeiras de 16 países da UE são vistas antes de uma emergência líderes da União Europeia na sede da UE em Bruxelas (foto de arquivo)
Bandeiras de 16 países da UE são vistas antes de uma emergência líderes da União Europeia na sede da UE em Bruxelas (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2022
Nos siga no
As decisões de hoje (29) se juntam a uma série de recentes expulsões de representantes russos em nações ocidentais. Em comunicado sobre expulsão, República Tcheca diz que "em conjunto aos nossos aliados, estamos reduzindo a presença de inteligência russa na UE".
Nesta terça-feira (29), os Países Baixos, Bélgica, Irlanda e República Tcheca expulsaram 42 diplomatas russos ao todo, sendo 17 em Amsterdã, 21 em Bruxelas, quatro em Dublin e um em Praga.
Segundo o chanceler holandês, Wopke Hoekstra, as expulsões em seu país aconteceram por suposta espionagem.
"Os Países Baixos expulsaram oficiais de inteligência russos que trabalhariam em missões russas em território holandês sob cobertura diplomática", disse.
Hoekstra ainda sublinhou que estes diplomatas representam uma "ameaça à segurança" e a sua retirada baseia-se em informações fornecidas pelas agências de segurança nacional.
Já a Bélgica, justificou a expulsão dos 21 diplomatas pela mesma razão: espionagem e ameaças à segurança do país.
Prédio da embaixada da Rússia em Riga, Letônia (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2022
Panorama internacional
Letônia e Estônia anunciam expulsão de 3 representantes da Rússia cada; Lituânia manda 4 embora
Na Irlanda, o Ministério das Relações Exteriores convocou nesta terça-feira (29) o embaixador russo e informou-o da decisão de Dublin de expulsar quatro diplomatas, disse o ministro das Relações Exteriores, Simon Coveney.
"Esta tarde, o Departamento de Relações Exteriores convocou o embaixador russo na Iveagh House [sede do MRE irlandês] para avisá-lo de que quatro altos funcionários foram convidados a deixar o Estado", disse Coveney em comunicado.
Na República Tcheca, um diplomata da Embaixada da Rússia em Praga foi declarado como persona non grata hoje (29), informou o Ministério das Relações Exteriores tcheco.

"O MRE da República Theca informou à embaixada russa em Praga que um membro do pessoal diplomático foi declarado pessoa não grata e se pede que o mesmo deixe o país em 72 horas. Em conjunto aos nossos aliados estamos reduzindo a presença de inteligência russa na UE", diz o comunicado.
A Embaixada dos EUA e a bandeira norte-americana são vistas em Moscou, na Rússia, em 11 de maio de 2021. - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2022
Panorama internacional
MRE da Rússia entrega à Embaixada dos EUA lista de diplomatas que serão expulsos
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала