- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Estaria Coreia do Norte de olho em satélite de reconhecimento com lançamento de mísseis?

© REUTERS / Edgar SuBandeira da Coreia do Norte hasteada na Embaixada da Coreia do Norte em Kuala Lumpur, Malásia, 9 de março de 2017
Bandeira da Coreia do Norte hasteada na Embaixada da Coreia do Norte em Kuala Lumpur, Malásia, 9 de março de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2022
Nos siga no
A criação do satélite de reconhecimento norte-coreano faz parte do projeto de Defesa de cinco anos do país, divulgado no início de 2021. Recentes lançamentos de mísseis foram justificados como sendo parte deste plano.
De acordo com reportagem do jornal japonês NHK, a Coreia do Norte reforçou seus planos de desenvolver o chamado satélite de reconhecimento. Nos últimos meses o país vem reforçando suas capacidades militares e inclusive realizou dois lançamentos de mísseis, no dia 27 de fevereiro e no dia 5 de março.
Cinco dias após o último teste com mísseis da Coreia do Norte, Washington afirmou que os dois testes foram de um novo sistema de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM). Segundo os EUA, os lançamentos marcam uma "grave escalada" que será punida com novas sanções. Analistas japoneses citados pela NHK também classificaram os mísseis como sendo ICBM.
A Academia de Ciências da Defesa da Coreia do Norte testou o novo míssil hipersônico Hwasong-8 na província de Jagang, Coreia do norte - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2022
Panorama internacional
Pyongyang diz que o mais recente teste de míssil era parte de projeto de satélite de reconhecimento
Um funcionário do departamento de desenvolvimento espacial de Pyongyang divulgou um comunicado, reproduzido pela NHK, em que justifica a realização dos testes com base no direito de realizar desenvolvimentos pacíficos espaciais em seu próprio território soberano e criticou a obstrução de nações imperialistas.
O funcionário também disse que a capacidade de coleta de dados do governo norte-coreano será firmemente estabelecida com a implantação de vários satélites de reconhecimento militar, em órbitas que ligam os pólos norte e sul.
De acordo com a NHK, a Coreia do Norte estaria se preparando para disparar mais mísseis balísticos intercontinentais, disfarçados de satélites de reconhecimento, em função da chegada do aniversário de 110 anos do fundador do país, Kim Il Sung, avô do atual líder do país, Kim Jong Un, no dia 15 de abril.
Imagem de suposto lançamento de míssil norte-coreano, no dia 17 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2022
Coreia do Norte realiza 4 disparos no mar Amarelo, segundo relatos
Em abril de 2018, Pyongyang havia anunciado a suspensão de todos os testes nucleares e de ICBM, antes da cúpula realizada entre Kim Jong Un e o então presidente dos EUA, Donald Trump.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала