- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: Lula quer 'renacionalizar' Petrobras e aumentar a presença do Estado caso seja eleito em 2022

© Folhapress / Ana Carolina FernandesO presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostra as mãos sujas de petróleo cru depois de acionar uma das válvulas de controle dos poços do navio-plataforma P 50 da Petrobras, que deu início à produção do campo de Albacora Leste na Bacia de Campos, litoral do estado do Rio de Janeiro (foto de arquivo)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostra as mãos sujas de petróleo cru depois de acionar uma das válvulas de controle dos poços do navio-plataforma P 50 da Petrobras, que deu início à produção do campo de Albacora Leste na Bacia de Campos, litoral do estado do Rio de Janeiro (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 14.03.2022
Nos siga no
Segundo mídia, a estratégia da atual oposição (nomeadamente o PT) para as eleições deste ano é voltar a políticas estadistas priorizando a população e não grandes empresários.
Com as eleições se aproximando, as táticas para atrair a população vão sendo postas em jogo. De acordo com a revista Veja, da parte do ex-presidente Lula, duas pautas serão importantes para chegar ao seu eleitorado: impedir as privatizações da Eletrobras e dos Correios e vender a ideia de que é preciso "renacionalizar" a Petrobras.
Atualmente, na visão dos petistas, a petrolífera brasileira se guia apenas pela lógica do lucro e está a serviço única e exclusivamente de seus acionistas, e não do desenvolvimento brasileiro, portanto, Lula e sua base querem aumentar a presença do Estado em empresas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país, relata a mídia.
No entanto, renacionalizar a Petrobras não significa reestatizar a empresa que continuaria com o capital aberto, no caso, a ideia do partido e de seu líder é colocar "os interesses do povo" acima do dos investidores na condução da companhia.
Movimentação em escritório da Eletrobras na região central do Rio de Janeiro, em 9 de agosto de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 18.05.2021
Notícias do Brasil
Quais serão os efeitos da possível privatização da Eletrobras para os consumidores?
Essa posição do PT é antiga e conhecida, uma vez que o partido sempre acusou os adversários de "entreguismo", de uma suposta inclinação para entregar a Petrobras aos interesses das multinacionais, dos Estados Unidos e de todos os adversários.
Ao mesmo tempo, com a Operação Lava Jato, foi descoberto um esquema grande de corrupção envolvendo a própria Petrobras e a Eletrobras enquanto na presidência da República, quem ocupava a cadeira, era petista Dilma Rousseff.
Segundo a revista, nas campanhas eleitorais deste ano, é certo que os adversários dirão que o PT - ao defender a Petrobras a serviço dos interesses do povo - quer na verdade retomá-la para o controle do partido. Resta saber qual narrativa vai prevalecer na cabeça do eleitor.
Palavras do Presidente da República, Jair Bolsonaro, 14 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2022
Notícias do Brasil
Bolsonaro diz que alto preço dos combustíveis é resultado de 'roubalheira' na Petrobras
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала