- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Biden: EUA enviaram mais de 12 mil soldados até fronteiras da Rússia para 'defender a OTAN'

© AP Photo / Patrick SemanskyO presidente dos EUA, Joe Biden, discursa na Filadélfia em 11 de março de 2022.
O presidente dos EUA, Joe Biden, discursa na Filadélfia em 11 de março de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2022
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou a movimentação de mais de 12 mil soldados americanos até as fronteiras da Rússia com países-membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), afirmando que Washington defenderia "cada centímetro" do território da aliança militar.
As tropas foram enviadas para Letônia, Estônia, Lituânia, Romênia e outros países, informou.
Anteriormente, o chefe de Estado negou a possibilidade de tropas dos EUA ou da OTAN se envolverem nos conflitos na Ucrânia, ressaltando que o movimento poderia levar à "terceira guerra mundial".
No entanto, Biden ressaltou que Washington ainda tem uma "obrigação sagrada" sob o tratado da OTAN. Segundo ele, se a Rússia atacar um de seus membros, os Estados Unidos responderão, mesmo que isso signifique o início de um confronto global.

"Vamos continuar com nossos aliados para enviar uma mensagem inequívoca de que defenderemos cada centímetro do território, com a OTAN unida", declarou.

As tensões na Ucrânia, iniciadas em 2014 após um golpe de Estado, chegaram a um nível crítico em fevereiro, quando militantes nacionalistas ucranianos intensificaram bombardeios na região de Donbass.
No local estão situadas as repúblicas de Donetsk e Lugansk, que se autoproclamaram independentes em 2014.
Em 21 de fevereiro, o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu a autonomia dos territórios. Três dias depois, em 24 de fevereiro, anunciou uma operação militar especial na Ucrânia com o objetivo de desmilitarizar e desnazificar o país.
Militares ucranianos carregam um caminhão com o FGM-148 Javelin, míssil antitanque portátil norte-americano fornecido pelos EUA à Ucrânia como parte de apoio militar, após entrega no aeroporto Boryspil, em Kiev, em 11 de fevereiro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2022
Panorama internacional
Lituânia comprará mísseis Javelin e equipamentos militares dos EUA por R$ 202 milhões
Após o início da ação, os países do Ocidente, liderados pelos EUA e a OTAN, sem se envolver diretamente no conflito, têm enviado apoio militar e financeiro à Ucrânia e facilitado a chegada de mercenários estrangeiros que se candidatam para combates contra o Exército russo.
Além disso, as nações ocidentais passaram a estabelecer uma série de restrições econômicas à Rússia, bem como a censurar meios de comunicação do país, com bloqueios à RT e à Sputnik na Europa.
Caro visitante, tendo em vista o risco de a Sputnik Brasil sofrer bloqueios na Internet, para não perder nosso conteúdo, se inscreva em nosso canal no Telegram.
Foto de explosão de arma nuclear, realizada em 1945, em Alamagordo, nos Estados Unidos da América - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2022
Panorama internacional
Submarinos nucleares e bomba ucraniana reacendem debate sobre guerra nuclear em pleno século XXI
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала