- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Conflito na Ucrânia é culpa de quem cercou a Rússia com armas nucleares', diz Maduro

© AP Photo / Matias DelacroixPresidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Caracas, no dia 22 de janeiro de 2021
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Caracas, no dia 22 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2022
Nos siga no
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quarta-feira (9) que o conflito na Ucrânia é responsabilidade daqueles que não cumpriram os Acordos de Minsk.
Em um discurso transmitido pelo canal estatal da Venezuela, Nicolás Maduro falou sobre a operação militar especial da Rússia na Ucrânia e, em diversas ocasiões, manifestou apoio ao presidente russo Vladimir Putin.

Segundo Maduro, a culpa dos conflitos é "daqueles que cercaram e atacaram a Rússia com armas nucleares".

"Há uma guerra na fronteira da Rússia por causa daqueles que quebraram os acordos da Europa, do Ocidente e da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] com os russos", explicou.
© REUTERS / Janis LaizansTropas de combate da Noruega reforçam OTAN em Kaunas, Lituânia, 27 de fevereiro de 2022
Tropas de combate da Noruega reforçam OTAN em Kaunas, Lituânia, 27 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2022
Tropas de combate da Noruega reforçam OTAN em Kaunas, Lituânia, 27 de fevereiro de 2022
"Foi por causa daqueles que tentaram cercar a Rússia e atacá-la com armas nucleares, aqueles que anunciaram que a Ucrânia teria armas nucleares voltadas para a Rússia. Essa é a consequência do conflito armado", disse Maduro.
O presidente da Venezuela também denunciou que há um "cerco militar da OTAN" contra a Rússia. Além disso, reiterou que a guerra econômica que estão travando contra a Rússia também está sendo travada contra a Venezuela.
Vários países estabeleceram sanções contra Moscou, que incluem a desconexão parcial da Rússia do sistema SWIFT, o fechamento do espaço aéreo de suas companhias aéreas, a paralisação das reservas internacionais de seu Banco Central e, no caso de países como os Estados Unidos e o Reino Unido, o embargo à importação de petróleo russo.
Presidente venezuelano, Nicolás Maduro - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2021
Venezuela esteve 14 meses sem vender 'uma gota de petróleo', afirma Nicolás Maduro
O SWIFT é uma plataforma que conecta cerca de 11.000 instituições financeiras em mais de 200 países e serve como base do sistema financeiro internacional.
Em 24 de fevereiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o lançamento de uma "operação militar especial" no território da Ucrânia, justificando que as repúblicas de Donetsk e Lugansk haviam solicitado ajuda após inúmeras agressões de Kiev.
Um dos objetivos fundamentais desta operação, segundo Putin, é "a desmilitarização e desnazificação" da Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала