- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Com aumento de gastos militares, China estabelece meta alta para o PIB: 'Grande esforço'

© AFP 2023 / Leo RamirezO primeiro-ministro chinês Li Keqiang entrega seu relatório de trabalho durante a sessão de abertura da Assembleia Popular Nacional (APN), em Pequim, em 5 de março de 2022
O primeiro-ministro chinês Li Keqiang entrega seu relatório de trabalho durante a sessão de abertura da Assembleia Popular Nacional (APN), em Pequim, em 5 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2022
Nos siga no
A China pretende aumentar seu orçamento de defesa em 7,1% em 2022, podendo atingir até 237 bilhões de dólares (R$ 1,2 trilhões, aproximadamente) no ano, de acordo com o relatório financeiro do governo apresentado durante a Assembleia Popular Nacional (APN), neste sábado (5).
O encontro ocorre antes do congresso nacional do Partido Comunista, evento-chave da política chinesa, que definirá a possibilidade de continuidade do mandato do presidente Xi Jinping.
Na assembleia, o primeiro-ministro chinês Li Keqiang pediu "prontidão de combate abrangente e aprofundada" para os militares do Exército de Libertação Popular (ELP).
Li observou que o ELP deve "realizar lutas militares de maneira resoluta e flexível" para defender os interesses do partido em todo o mundo.
Em suas metas econômicas para 2022, o Partido Comunista também estipulou uma meta de crescimento do PIB de 5,5%, com um déficit fiscal de 2,8%.
Li admitiu que as metas são ousadas, já que o mundo ainda se recupera dos efeitos da pandemia e também deverá ser abalado pela elevação dos custos de energia, com altas dos preços de petróleo e gás, em meio à crise ucraniana.
"Será necessário um grande esforço para atingir tais metas", afirmou o primeiro-ministro.
O chefe político explicou que o relatório do governo prevê aumentos significativos dos custos com combustíveis fósseis, mas destacou que Pequim tomará medidas para cumprir os objetivos econômicos.
Segundo Li, a China também planeja avançar na inovação científica e otimizar suas indústrias. Assim, o primeiro-ministro anunciou novos projetos de ciência e tecnologia e reformas em institutos de pesquisa, ressaltando que o país dará incentivos de capital para aumentar o fluxo de caixa nesses setores.
Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, discursa em Pequim, China, 22 de fevereiro de 2021      - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2022
Panorama internacional
Em conversa com os EUA, China diz que sanções agravam o conflito na Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала