- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Romênia vai bloquear Sputnik e interromper transmissão do RT

© Sputnik / Vladimir Trefilov / Acessar o banco de imagensLogo da agência Sputnik
Logo da agência Sputnik - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2022
Nos siga no
Romênia é o último país a tomar medidas para reprimir a mídia russa de língua estrangeira devido à crise na Ucrânia. No domingo (27), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, recomendou a proibição da Sputnik e do RT em toda a União Europeia (UE).
Bucareste vai bloquear o acesso à Sputnik e cortar as transmissões do RT até o final desta segunda-feira (28), anunciou o gabinete de ministros do país.
"As autoridades romenas estão tomando medidas para bloquear certas fontes que foram identificadas como propagadoras de notícias falsas no contexto da crise na Ucrânia", disse o porta-voz do governo, Dan Carbunaru, em coletiva de imprensa na manhã de hoje (28).
A Sputnik apareceu em uma lista de sites que devem ser bloqueados, enquanto o RT seria proibido de ser transmitido pelas operadoras locais.
A Sputnik Moldávia-Romênia é uma das mais de duas dúzias de agências irmãs da Sputnik Brasil e é a mais recente agência russa de língua estrangeira a ser censurada.
A Sputnik Moldávia recebeu uma notificação das autoridades moldavas no sábado (26) de que o site da agência de notícias seria fechado imediatamente e suas transmissões de rádio bloqueadas até 7 de março. A decisão levou a empresa a criar novos endereços de sites.
Microfone com logotipo da agência de notícias Sputnik - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2022
Panorama internacional
Comissão Europeia sugere proibir transmissão do RT, Sputnik e subsidiárias no território do bloco
No início do dia, o site da Sputnik Polônia saiu do ar no país. No domingo (27), vários sites da Sputnik, incluindo Sputnik Internacional, Sputnik Alemanha SNA, Sputnik República Tcheca e Sputnik Polônia relataram massivos ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês).
Além da censura de entidades estatais, a mídia russa foi alvo do grupo de hackers Anonymous, que declarou uma "guerra cibernética" ao governo russo por causa da situação na Ucrânia.
No domingo (27), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu "proibir a máquina de mídia do Kremlin na UE".
"As estatais Russia Today e Sputnik, assim como suas subsidiárias, não poderão mais espalhar suas mentiras para justificar a guerra de Putin e semear divisão em nossa união", disse ela.
Pavilhão da Agência Internacional de Notícias e Rádio Sputnik durante as preparações para a exposição no âmbito do Fórum de Investimentos russo em Sochi - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2022
Panorama internacional
Site da Sputnik Polônia é tirado do ar no país

Em resposta, a Sputnik sugeriu que a UE "não parasse em meias-medidas, mas proibisse a Internet de uma vez".

Também no domingo, o Google proibiu o download do aplicativo para o canal russo da RT na Ucrânia a pedido de Kiev. Enquanto isso, o Facebook prometeu reprimir uma campanha de "desinformação" relacionada à Ucrânia. O YouTube, de propriedade do Google, lançou sua própria campanha de censura, visando Sputnik, RBC, TV Zvezda entre outros.
O ataque à mídia russa de língua estrangeira por governos ocidentais não é novidade. Antes dos eventos desta semana, a Sputnik e outras agências foram submetidas a outros ataques, muitas vezes menos evidentes - como proibições sombreadas nas mídias sociais e nos resultados dos mecanismos de pesquisa, bem como desligamentos direcionados e tentativas de ataque de hackers.
A censura faz parte de um amplo pacote de medidas tomadas pelos EUA, UE e seus aliados contra a Rússia por causa da operação militar russa em andamento na Ucrânia, incluindo novas e duras sanções bancárias e pessoais, além do fechamento do espaço aéreo para aeronaves russas.
A Rússia iniciou o que o presidente Putin chamou de "operação especial militar" na Ucrânia na quinta-feira (24) com o objetivo de "desmilitarizar e desnazificar" o país após um pedido de assistência das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, que enfrentaram semanas de intensificação dos ataques de artilharia e morteiros das forças da Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала