China nega denúncias e acusa Austrália de 'espalhar maliciosamente informações falsas'

© Foto / HandoutGoverno australiano divulgou imagem com dois navios do ELP da China
Governo australiano divulgou imagem com dois navios do ELP da China - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2022
Nos siga no
Na última quinta-feira (17), Canberra havia acusado um navio do Exército de Libertação Popular (ELP) da China de apontar armas com mira laser a uma aeronave de vigilância australiana.
De acordo com informações divulgadas pelo South China Morning Post (SCMP), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China divulgou uma nota, nesta segunda-feira (21), negando as acusações do governo australiano.
O Departamento de Defesa da Austrália disse no sábado (19) que uma aeronave P-8A Poseidon australiana havia sido alvo de um navio do ELP da China na quinta-feira (17). O governo australiano divulgou fotos de dois navios chineses, um destróier da classe Luyang e uma embarcação de transporte anfíbio da classe Yuzhao.
Destróier de mísseis guiados da classe Luyang da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China envolvido em incidente de perseguição com aeronave de patrulha marítima P-8A Poseidon da Força Aérea Real da Austrália - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2022
Panorama internacional
Austrália acusa destróier da China de apontar laser a seu avião de reconhecimento
Wang disse que a embarcação chinesa estava respeitando o acordo de tráfego em águas internacionais e que não havia mirado no avião australiano.
"Nós instamos o lado australiano a respeitar os direitos legítimos que os navios chineses desfrutam em águas relevantes de acordo com a lei internacional e parem de espalhar maliciosamente informações falsas sobre a China", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin.
Canberra classificou o episódio como "um sério incidente de segurança", dizendo ainda que este tipo de postura apresentada pelo ELP "tem o potencial de colocar vidas em risco". Segundo a reportagem do SCMP, o ministro da Defesa da Austrália, Peter Dutton, explicou que o uso de lasers "pode resultar na cegueira da tripulação e obviamente causar danos a equipamentos".
O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, disse que a atitude do navio chinês foi um "ato de intimidação [...] imprudente e irresponsável" e que o governo australiano está lidando com o incidente de maneira diplomática e chamando a atenção para este tipo de situação.
No entanto, especialistas ouvidos pelo SCMP pedem que mais detalhes sobre o incidente sejam divulgados. O diretor de um think thank de estratégia chinês, Hu Bo, disse que o cenário poderia ser diferente do apresentado pelas autoridades australianas: "Talvez o P-8A estivesse chegando muito perto do navio chinês, mas eu não tenho certeza que a China lançou lasers em direção a ele".
Navios da Força Marítima de Autodefesa do Japão e da Marinha da Índia navegam em formação com o HMAS Warramunga, da Marinha Real Australiana, e o destróier de mísseis guiado USS Barry (DDG 52) da classe Arleigh Burke, durante exercícios Malabar-2021 em 27 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2022
Panorama internacional
Austrália e Japão assinam pacto de defesa para acelerar implantações militares no Indo-Pacífico
O clima entre China e Austrália é de crescente tensão desde que o governo australiano assinou o Acordo de Acesso Recíproco (RAA, na sigla em inglês) com o Japão. Em setembro de 2021, Canberra também anunciou a criação de uma aliança trilateral – AUKUS – com os EUA e o Reino Unido.
Pequim já expressou preocupação com a dita aliança, afirmando que a AUKUS "compromete seriamente a paz e a estabilidade regionais, intensificando a corrida armamentista e minando os esforços internacionais de não proliferação [de armas nucleares]".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала