DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Achados restos de 6 crianças junto a múmia, possível sacrifício mais antigo no Peru (FOTOS)

© Foto / Renzo GonzalesEscavações do enterramento com restos de crianças no complexo arqueológico de Cajamarquilla, Lima
Escavações do enterramento com restos de crianças no complexo arqueológico de Cajamarquilla, Lima - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2022
Nos siga no
Uma equipe de arqueólogos da Universidade Nacional Maior de São Marcos de Lima encontrou os restos de seis crianças, possivelmente sacrificadas, perto do túmulo de uma múmia que foi encontrada em novembro passado.
O achado foi feito no complexo arqueológico de Cajamarquilla, no leste da capital peruana.
Os restos dos menores estavam embrulhados em fardos funerários, elaborados com algodão, e junto com eles se encontravam esqueletos dispersos de outras oito pessoas adultas, conforme revelaram à mídia local os responsáveis pela nova descoberta.
© Foto / Renzo GonzalesMomento em que é extraído um dos fardos que contém restos de uma criança, complexo arqueológico de Cajamarquilla, Lima
Momento em que é extraído um dos fardos que contém restos de uma criança, complexo arqueológico de Cajamarquilla, Lima - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2022
Momento em que é extraído um dos fardos que contém restos de uma criança, complexo arqueológico de Cajamarquilla, Lima
Todos estes restos estariam relacionados com a múmia "coberta com cordas", correspondente a um homem de classe alta, que foi encontrada no interior de uma câmara funerária subterrânea em Cajamarquilla. Estima-se que a múmia data da época pré-inca, entre os anos 800 e 1000 d.C.
© Foto / Renzo GonzalesArqueólogo Martin Sanchez examina fardo de uma criança enterrada
Arqueólogo Martin Sanchez examina fardo de uma criança enterrada - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2022
Arqueólogo Martin Sanchez examina fardo de uma criança enterrada

Companhia 'no mundo dos mortos'

"Depois de descobrirmos a múmia, nos parecia estranho que o material compactado que forma o seu túmulo se estendia. Por isso, começamos uma nova escavação", explicou Yomira Huamán, uma das autoras da descoberta.
Os ossos das pessoas adultas tinham sinais de fraturas, "como se tivessem sofrido uma morte violenta", disse o professor Pieter Van Dalen.
© Foto / Renzo GonzalesFardo de criança no enterramento comum em Cajamarquilla
Fardo de criança no enterramento comum em Cajamarquilla - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2022
Fardo de criança no enterramento comum em Cajamarquilla
Os arqueólogos acreditam que as pessoas cujos restos foram encontrados nos novos enterramentos perderam a vida em um ritual de sacrifício, e que isso teria sido realizado para que elas servissem de companhia ao homem mumificado "no mundo dos mortos".
Além do mais, foi sugerido que as pessoas sacrificadas teriam sido servos, concubinas, filhos ou outros familiares do indivíduo da classe alta. Poderia ser o sacrifício de crianças em massa mais antigo já descoberto no Peru.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала