Cientistas propõem plano para 'apanhar' Oumuamua e fotografá-lo

© Foto / ESOO asteroide Oumuamua
O asteroide Oumuamua - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2022
Pesquisadores publicaram um projeto, segundo o qual uma espaçonave lançada da Terra nos próximos anos poderia chegar ao Oumuamua para saber mais sobre o corpo celeste.
Uma equipe de pesquisadores criou um plano que permitirá que uma sonda espacial lançada nos próximos anos chegue perto do misterioso objeto espacial Oumuamua, escreve na quinta-feira (10) o portal Live Science.

"O que nós precisamos é de uma fotografia sua, muito perto, uma fotografia in situ, e a única forma de podermos fazer isso é enviando uma missão", sugere Adam Hibberd, engenheiro de software na empresa britânica sem fins lucrativos i4is (Iniciativa para Estudos Interestelares) e autor principal do estudo publicado no servidor de pré-impressão arXiv, citado pelo Live Science.

Segundo o Projeto Lyra proposto pela equipe de cientistas, uma espaçonave lançada da Terra até 2028 passaria ao lado de nosso planeta e de Vênus gastando pouco combustível. Em seguida, a nave aceleraria e passaria por Júpiter a caminho do Oumuamua a uma velocidade de cerca de 133.200 km/h.
"Júpiter tem um milésimo da massa do Sol, então é muito menos massivo [...] e você consegue chegar lá a uma velocidade bastante grande", explicou Hibberd.
Ilustração mostra asteroide Oumuamua indo na direção à periferia do Sistema Solar (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2020
Mistério desvendado? Cientistas têm nova teoria para explicar o que é Oumuamua
Os cientistas esperam agora que sua proposta seja implementada.

"Veremos o que resulta desse livro branco", disse Hibberd, se referindo à Pesquisa Decadal da NASA, da mesma equipe. "Estamos tentando obter incentivo da comunidade científica. Afinal de contas, isso resolveria muitas de suas questões", acrescentou.

O Oumuamua, que se formou fora do Sistema Solar, se aproximou da Terra em 2017, e é estimado que esteja atualmente a caminho da constelação de Pegasus, fora da órbita de Netuno. Há várias teorias sobre a identidade do corpo celeste, com o Live Science supondo se tratar ou de um gigantesco pedaço de gelo de nitrogênio que se soltou de objetos semelhantes a Plutão, de detritos de um cometa ou até mesmo de um corpo artificial de tecnologia alienígena.