- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Representante da Rússia na UE explica por que o país não aumenta fornecimento de gás à Europa

© REUTERS / Regis DuvignauQueimador a gás em um fogão (imagem referencial)
Queimador a gás em um fogão (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2022
Nos siga no
Vladimir Chizhov, representante permanente russo na União Europeia, deu entrevista à Sputnik, na qual indicou razões pela qual a Rússia não está aumentando o fluxo de gás ao continente europeu.
A União Europeia (UE) hoje não é capaz de substituir todo o gás russo com outras fontes de fornecimento, segundo Vladimir Chizhov, representante permanente da Rússia no bloco europeu.
A Comissão Europeia está discutindo com os EUA e vários outros países a possibilidade de fornecerem gás natural liquefeito (GNL) adicional, mas, na opinião do representante russo, o país norte-americano não consegue fornecer gás em quantidades que cubram todas as necessidades da UE.
"Além disso, a esfera do gás nos EUA é privada. Quando os preços do gás são maiores na Ásia, o GNL vai para lá, como foi no último ano, quando à Europa não chegou tanto gás liquefeito americano assim", explicou ele em entrevista à Sputnik.
Chizhov referiu que o Catar e alguns outros países já têm contratos de fornecimento de gás a longo prazo assinados com seus parceiros, o que limita sua capacidade de liberar mais GNL à Europa.
"A União Europeia não consegue hoje substituir fisicamente nosso gás. Mais fácil seria passar logo à lenha e ignorar todos os seus princípios 'verdes'", comentou.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, dá declaração sobre a Ucrânia na sede da União Europeia em Bruxelas, Bélgica, 24 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2022
Panorama internacional
União Europeia procura alternativas ao gás da Rússia, segundo von der Leyen
Chizhov também respondeu às declarações da Comissão Europeia dadas no último meio ano sobre os altos preços do gás, a qual apontou como causas do fenômeno não só a recuperação econômica mundial, mas também de a empresa estatal russa Gazprom apenas fornecer o mínimo requerido pelas obrigações contratuais, não aumentando o fluxo em resposta a uma maior demanda, como nos anos anteriores.
"Para vender o gás é necessário que alguém expresse sua vontade de o comprar, pois não é possível os bombear de volta. Entretanto os potenciais compradores na Europa calculam os gastos pelos preços do mercado spot e, obviamente, pensam que é melhor esperar que o atual pico passe. Mais tarde ou mais cedo os preços cairão, ninguém duvida disso", previu Vladimir Chizhov, e acrescentou que a Europa tem gás nas instalações subterrâneas, enquanto este inverno europeu é relativamente ameno.
"Se o inverno fosse mais rigoroso e as reservas se esgotassem mais rapidamente, então claro que as empresas europeias comprariam gás adicional mesmo por preços elevados. Mas por enquanto [...] não há encomendas, e se não há também não há fornecimento", concluiu.
A UE não exclui impor novas sanções à Rússia em meio às tensões em torno da Ucrânia e tem realizado tentativas de diversificar o fornecimento do gás ao continente europeu. Entre as possíveis medidas punitivas está o impedimento da certificação e da respetiva entrada em funcionamento do gasoduto russo Nord Stream 2, que foi concluído no final de 2021. Moscou tem dito que, se o projeto não fosse politizado ao longo dos anos, o fluxo de gás à Europa já teria, entretanto, aumentado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала