- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coalizão saudita anuncia nova operação contra alvos militares houthis

© REUTERS / Ahmed YosriEm Riad, capital da Arábia Saudita, o coronel Turki al-Malki, porta-voz da coalizão militar saudita no Iêmen, fala durante coletiva de imprensa, em 8 de janeiro de 2022
Em Riad, capital da Arábia Saudita, o coronel Turki al-Malki, porta-voz da coalizão militar saudita no Iêmen, fala durante coletiva de imprensa, em 8 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2022
Nos siga no
Na sexta-feira (4), a coalizão militar liderada pela Arábia Saudita anunciou uma nova operação contra os rebeldes iemenitas do movimento houthi, segundo informou a mídia local.
De acordo com relatos da emissora saudita Al-Ekhbariya, a operação militar será realizada na capital iemenita de Sanaa e em outras províncias.
Segundo a coalizão, a operação tem o objetivo de eliminar ameaças vindas do movimento houthi e proteger a população civil de ataques realizados pelos rebeldes.
Já a emissora Al-Masirah, controlada pelo movimento houthi, informou que a coalizão realizou ataques aéreos no aeroporto da capital iemenita e em alguns distritos da província de Sanaa.
O Iêmen vive um conflito entre forças do governo e os rebeldes do movimento houthi há mais de seis anos. O conflito, porém, ocorre desde 2011.
A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita se envolveu no conflito em 2015 ao lado do governo iemenita, realizando operações aéreas, terrestres e marítimas contra os houthis.
© AP Photo / Hani MohammedPessoas inspecionam os destroços de edifícios que foram danificados por ataques aéreos da coalizão liderada pela Arábia Saudita, em Sanaa, Iêmen, terça-feira, 18 de janeiro de 2022
Pessoas inspecionam os destroços de edifícios que foram danificados por ataques aéreos da coalizão liderada pela Arábia Saudita, em Sanaa, Iêmen, terça-feira, 18 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2022
Pessoas inspecionam os destroços de edifícios que foram danificados por ataques aéreos da coalizão liderada pela Arábia Saudita, em Sanaa, Iêmen, terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Crise humanitária

Segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU), o Iêmen vive a mais grave crise humanitária do planeta, com mais de 80% da população de 24 milhões de pessoas precisando de auxílio e proteção. Conforme aponta a UNICEF, mais de dez mil crianças morreram desde o início da crise no país.
A ONU estima ainda que mais de 16 milhões de pessoas passam fome no país, sendo que pelo menos 50 mil estão famintas. As condições sanitárias do Iêmen também são graves e o país convive com uma epidemia de cólera, além da pandemia da COVID-19.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала