- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Em insinuação ao STF, Bolsonaro diz que 'segura Brasil' para não virar Venezuela

© Folhapress / Mateus BonomiO presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia sobre modernização da prova de vida do INSS, no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 2 de fevereiro de 2022
O presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia sobre modernização da prova de vida do INSS, no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 2 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2022
Nos siga no
Em meio à nova escalada de atritos com o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro insinuou que outros Poderes da República nem sempre cumprem a Constituição e estariam se espelhando no governo venezuelano, que ele considera ditatorial.

"Geralmente quem leva um país para a ditadura é o chefe do Executivo. No Brasil, é o contrário: quem segura o Brasil para não caminhar rumo à Venezuela é o chefe do Executivo. Tem muita gente de outros Poderes conscientes. Alguns poucos não sei o que pensam", afirmou o presidente, conforme noticiou a Folha de S.Paulo.

A declaração ocorre um dia após cobranças do STF a Bolsonaro. No retorno dos trabalhos do Supremo em 2022, nesta terça-feira (1º), o presidente da corte disse que espera "estabilidade e tolerância" em um ano eleitoral e que "não há mais espaços para ações contra o regime democrático e para violência contra as instituições públicas".
Já o ministro Luís Roberto Barroso, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que "faltam adjetivos para qualificar a atitude deliberada de facilitar a exposição do processo eleitoral brasileiro a ataques de criminosos", em referência ao vazamento de dados por Bolsonaro em uma transmissão nas redes.

"Mas vamos fazer a nossa parte, vamos nos empenhar. Vamos cada vez mais fazer valer a força da nossa Constituição. Nós jogamos dentro das quatro linhas. Vamos cada vez mais exigir que o outro lado, alguns poucos do outro lado, pouquíssimos, joguem dentro das quatro linhas", disse o presidente, durante cerimônia no Palácio do Planalto sobre mudanças no INSS.

Na sexta-feira (28) passada, Bolsonaro faltou a um depoimento na Polícia Federal (PF) após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A Advocacia-Geral da União (AGU) chegou a recorrer da decisão do magistrado, mas o pedido foi negado.
A intimação ocorre no âmbito do inquérito que apura vazamento de investigação do TSE sobre ataque hacker ao tribunal.
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma sessão em 17 de abril de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2022
Notícias do Brasil
Bolsonaro x STF: algum dos lados 'atropelou' a lei brasileira no caso do depoimento à PF?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала