DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Pesquisadores descobrem possível registro de raio globular do séc. XII

© Foto / Pixabay / Unwetter-FreaksRelâmpago (imagem referencial)
Relâmpago (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2022
Nos siga no
O misterioso fenômeno de raio globular tem surgido em alguns relatos históricos como resultado de trovoadas, mas até agora o registro mais antigo era datado de 1638.
Pesquisadores afirmam ter encontrado o primeiro registro escrito do fenômeno de raio globular, revelou na quarta-feira (26) o portal EurekAlert.
O físico Brian Tanner e o historiador Giles Gaspermade, ambos professores da Universidade de Durham, Reino Unido, descobriram um relato do séc. XII escrito por um monge beneditino chamado Gervase, do Priorado da Catedral da Igreja de Cristo em Canterbury.
Fenômenos atmosféricos de sprite vermelho e de jato azul no céu de Havaí - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2021
Impressionantes descargas elétricas tingem de vermelho o céu noturno dos EUA (FOTOS)
Gervase escreveu que "um sinal maravilhoso desceu perto de Londres" em 7 de junho de 1195 e descreveu uma substância branca surgindo de uma nuvem negra, que adquiriu uma forma esférica antes de cair.
"A descrição de Gervase de uma substância branca aparecendo de uma nuvem negra, caindo como uma esfera de fogo girando e depois tendo algum movimento horizontal é muito semelhante às descrições históricas e contemporâneas do raio globular", explicou Tanner sobre o estudo publicado na revista Weather.
"Se Gervase está descrevendo um raio globular, como acreditamos, então este seria o primeiro relato disso acontecer na Inglaterra que foi descoberto até agora", indicou ele.
Na opinião de Gasper, Gervase "parece ser um narrador de confiança", e por isso os pesquisadores "acreditam que sua descrição do globo de fogo no [rio] Tâmisa em 7 de junho de 1195 foi o primeiro relato completamente convincente de um raio globular em qualquer lugar".
EurekAlert refere que, antes desta descoberta, o primeiro registro conhecido do fenômeno na Inglaterra foi datado de 21 de outubro de 1638, quando ocorreu uma "grande trovoada" em Widecombe, Devon.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала