DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

NASA: telescópio James Webb atinge posição estável a 1,6 milhão de km da Terra

© REUTERS / Kevin LamarqueEm Maryland, nos Estados Unidos, o espelho do telescópio espacial James Webb é visto durante uma sessão de mídia em um galpão da NASA, em 2 de novembro de 2016
Em Maryland, nos Estados Unidos, o espelho do telescópio espacial James Webb é visto durante uma sessão de mídia em um galpão da NASA, em 2 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2022
Nos siga no
Nesta segunda-feira (24), o telescópio espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês) disparou com sucesso um foguete para correção de trajetória para chegar a uma posição estável permanente em um ponto entre a Terra e o Sol, a mais de 1,6 milhão de quilômetros do planeta azul.
O anúncio do ponto atingido pelo telescópio em uma zona gravitacional ideal foi realizado pela NASA nesta segunda-feira (24).
"Hoje, às 14h00 [ou 16h00 no horário de Brasília], o Webb disparou seus propulsores a bordo por quase cinco minutos (297 segundos) para completar a correção final do curso pós-lançamento para a trajetória do Webb", publicou a agência espacial norte-americana em seu site.
Ainda segundo a NASA, a propulsão adicionou cerca de 5,8 km/h à velocidade do telescópio, o necessário para colocá-lo na órbita planejada.
© Foto / Twitter/Telescópio Webb da NASATelescópio Espacial James Webb da NASA, previsto para lançamento em 2021
Telescópio Espacial James Webb da NASA, previsto para lançamento em 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2022
Telescópio Espacial James Webb da NASA, previsto para lançamento em 2021
Ainda segundo a agência espacial, o propulsor acionado foi utilizado de forma planejada para garantir que possa ser utilizado novamente ao longo da vida útil do telescópio espacial.
Conforme as informações da NASA, o telescópio chegou ao chamado ponto de Lagrange L2. Os pontos de Lagrange são posições no espaço onde os objetos enviados para lá tendem a ficar parados. Esses pontos no espaço podem ser usados ​​por naves espaciais para reduzir o consumo de combustível necessário para permanecer em posição, de acordo com a NASA.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала